Arapiraca

Depois de muita pressão, prefeita vai deixar equipe de Luciano Barbosa realizar transição municipal

Equipe de transição da prefeita foi divulgada

Por 7Segundos 16/12/2020 10h10 - Atualizado em 16/12/2020 10h10
Depois de muita pressão, prefeita vai deixar equipe de Luciano Barbosa realizar transição municipal
Depois de muita pressão, prefeita , finalmente vai deixar equipe de Luciano Barbosa realizar transição municipal - Foto: Assessoria

Semelhante ao que ocorreu com o presidente Trump, nos Estados Unidos, que não aceitava reconhecer a vitória do presidente eleito Joe Biden, a prefeita Fabiana Pessoa, também impediu que a equipe de transição do prefeito eleito Luciano Barbosa tivesse acesso aos dados e documentos que são fundamentais para quem vai iniciar o mandato na segunda maior cidade de Alagoas. Vale lembrar que o processo de transição de um governo para o outro está previsto na Legislação Eleitoral.

Após muita pressão dos órgãos de imprensa e com a repercussão negativa junto à sociedade, a prefeita não teve outra alternativa, e faltando apenas nove dias uteis para encerrar sua gestão, Fabiana Pessoa, finalmente publica o Decreto nº 682 que institui as regras de transição do mandato. 

Os secretários municipais de Gestão e da Fazenda, Marzio Duarte Delmoni e Antônio Fernando Lobo, respectivamente, e o procurador geral Dalton Medeiros,  foram o nomes indicados pela prefeita para intermediar esse processo . 

Essa autorização oficial do acesso aos dados sobre quanto de dinheiro em caixa o município tem, quais as obras em andamento, e todas as outras informações cruciais para que o novo prefeito elabore as primeiras ações do prefeito eleito, vão só facilitar o que a equipe de transição de Luciano Barbosa já vinha realizando desde a sua vitória nas eleições deste ano.

Assim que saiu vitorioso nas urnas, Barbosa indicou o nome da vice-prefeita eleita, Rute Nezinho para presidir a equipe de transição. Em seguida, nomeou Lourinaldo José dos Santos e Ariluce de Cerqueira para integrar a equipe.

Até então, sem ter a autorização de Fabiana Pessoa para ter acesso aos dados oficiais, a equipe de transição do novo prefeito
não ficou de braços cruzados.

Com as informações que estavam divulgadas no Portal da Transparência do município, Rute, Lourinaldo e Ariluce arregaçaram as mangas e começaram a compilar os dados para repassar aos futuro gestor municipal. Assim, prefeito e sua equipe já estão projetando as primeiras ações que serão realizadas a partir de 1º de janeiro.

Com a publicação da portaria, o trabalho da equipe de transição do prefeito Luciano Barbosa deve ser intensificado nessa reta final antes da posse oficial.