Política

Tereza Nelma votou a favor em homenagear plenário II da câmara com nome de Ceci Cunha

Projeto ressalta a garra de Ceci Cunha como a primeira mulher alagoana a ser eleita para a Câmara Federal

Por Assessoria 14/12/2020 19h07 - Atualizado em 14/12/2020 20h08
Tereza Nelma votou a favor em homenagear plenário II da câmara com nome de Ceci Cunha
Deputada federal Tereza Nelma - Foto: Assessoria

Em um dia votação de pautas voltadas às mulheres, na Câmara dos Deputados, a deputada federal Tereza foi favorável ao projeto que dá o nome da ex-deputada federal alagoana, Ceci Cunha, ao Plenário 2 do Anexo II da Casa. Como relatora do projeto, Tereza ressaltou que a carreira de Ceci foi encerrada de forma precoce e trágica. “Homenagear Ceci Cunha é homenagear todas as deputadas que lutam pelos mais necessitados e pela causa da justiça social”, disse.

O Projeto de Resolução nº 71/2020, aprovado nesta quinta-feira (10), de autoria da líder da bancada feminina, Professora Dorinha (DEM-TO), ressalta a garra de Ceci Cunha como a primeira mulher alagoana a ser eleita para a Câmara Federal. Arapiraquense, médica e professora, ela foi morta de forma trágica, em 1998, no dia em que foi diplomada.

Como única mulher da bancada alagoana na Câmara, Tereza Nelma destacou que a violência de gênero na política tem tirado as oportunidades de mais mulheres ocuparem os espaços de poder, e que o feminicídio de Ceci Cunha “encerrou precocemente uma carreira parlamentar exemplar e um futuro eminentemente promissor, segundo todos que com ela conviveram no Parlamento”, reforçou durante a leitura do seu relatório.

Homenagens às mulheres

Os nomes de Tereza de Benguela, quilombola e ícone da resistência negra no Brasil colonial; Anésia Pinheiro Machado, aviadora e Decana Mundial da Aviação Feminina pela Federação Aeronáutica Internacional (FAI), e Marília Chaves Peixoto, matemática e engenheira brasileira, autoridade mundial na área, também darão nome a espaços da Câmara dos Deputados. Todas as propostas já foram aprovadas e promulgadas durante a sessão desta quinta-feira (10).

Presidindo a sessão neste dia, a 1ª Secretária da Câmara, deputada Soraya Santos (PL-RJ), afirmou que as homenagens visam equilibrar melhor a desproporcionalidade no reconhecimento de homens e mulheres nos espaços do Congresso. “É importante defender essa mudança, e agradeço o apoio da Mesa Diretora, que abraçou a ideia. Agora temos nomes femininos em lugares importantes.”