Eleições

Resolução de impasse entre Luciano e MDB, traz alívio a vereadores do partido

Outros partidos perdem espaço na Câmara e MDB deve se tornar maior bancada

Por 7Segundos 10/12/2020 15h03 - Atualizado em 10/12/2020 16h04
Resolução de impasse entre Luciano e MDB, traz alívio a vereadores do partido
Léo Saturnino e Fábio Henrique passam a integrar bancada do MDB na Câmara de Arapiraca - Foto: Arquivo

A nota pública do MDB que selou a paz com o vice-governador Luciano Barbosa (sem partido), o mais votado na eleição para a prefeitura de Arapiraca, trouxe alívio também para cinco dos candidatos a vereador do partido que obtiveram votação acima do coeficiente eleitoral.

"Foi uma notícia que pegou todo mundo de surpresa, mas que mostrou que, no fim de tudo prevaleceu o bom senso pelo bem maior de Arapiraca", declarou o vereador Léo Saturnino (MDB), que com a retirada das ações ajuizadas pelo partido, deve permanecer no cargo a partir de 1º de janeiro.

A decisão do partido de "retirar as iniciativas jurídicas adotadas até agora referentes à eleição de 2020", conforme o descrito na nota, tem efeito direto sobre a situação dele e também de Rogério Nezinho, Fábio Henrique, dra. Fany e Márcio Canaã, que poderão assumir os mandatos. Isso porque uma das ações movidas pelo MDB pedia a anulação da ata da convenção que definia a formação da chapa proporcional.

Vencido o embate jurídico, esses vereadores poderão ser empossados na próxima legislatura tomando o lugar de Emanoel Cristóvão (Avante), Gustavo Temoteo (Patriota), Fabinho Tenório (PP), Aurélia Fernandes (PSDB) e Dorge do Queijo (Republicanos).

"O Diretório Estadual analisou as situações e percebeu que suas decisões estavam refletindo mal para o partido e estava deixando a gente em uma posição constrangida. Felizmente isso tudo foi percebido à tempo e a partir de agora tudo vai transitar normalmente", declarou, se referindo à diplomação marcada para o dia 17.

Com isso, o MDB passa a formar a maior bancada partidária do Legislativo com cinco das 19 cadeiras, que irá servir de base aliada para Luciano Barbosa e com grandes chances de fazer também um presidente da Câmara. Mas, de acordo com Léo Saturnino, isso ainda não está sendo discutido. "Não há ainda articulações nesse sentido", declarou.

Veja como fica a composição da Câmara por bancada partidária e o número de votos obtivos pelos candidatos:

MDB
- Rogério Nezinho (4.908), Fábio Henrique (3.312), Leo Saturnino (2.770), Dra. Fany (1.690), Márcio Canaã (1.468);

PSDB
- Pablo Fenix (3.653), Sérgio do Sindicato (3.481), Fabiano Leão (2.523), Dr. Fábio (2.222);

PP
- Adriano Targino (1.982), Túlio Freire (1.982);

Republicanos
- Alison da Tim (2.366), Márcio Marques (1.793), Ginaldo Bicudo (1.383);

PROS
- Thiago ML (3.256), Melquisedec (1.661);

Avante
- Edvânio do Cangandu (1.577);

PSC
- Zé Carlinhos (908);

PSL
- Vicente do Remédio (726).