Mundo

Apresentadora de TV morre em atentado no Afeganistão

Desde novembro, três jornalistas já foram assassinados em atentados no Afeganistão. Os ataques aumentaram mesmo com as negociações de paz entre o governo e membros do Talibã

Por France Presse 10/12/2020 07h07
Apresentadora de TV morre em atentado no Afeganistão
Cerimônia com o caixão da jornalista Malalai Maiwand, que foi assassinada no Afeganistão, em 10 de dezembro de 2020 - Foto: Parwiz/Reuters

A apresentadora de televisão Malalai Maiwand e seu motorista foram mortos a tiros nesta quinta-feira (10) no Afeganistão. Esse é o terceiro assassinato de um profissional da imprensa no país desde novembro.

O assassinato aconteceu em Jalalabad, no leste do país. A cidade, a 100 quilômetros da fronteira com o Paquistão, é cenário frequente de atentados.

A província de Nangarhar, onde fica Jalalabad, é um reduto de muito grupos jihadistas (muçulmanos violentos), incluindo os membros dos grupos Talibã e Estado Islâmico.

O comunicado oficial do governo regional só informa que em "homens armados não identificados abriram fogo e mataram a jornalista e ativista Malalai Maiwand e seu motorista em Jalalabad".

Maiwand estava a caminho da redação do canal privado Enekaas no momento do ataque.

A notícia foi confirmada por Engineer Zalmai, diretor da emissora Enekaas.

Os ataques contra jornalistas, políticos, religiosos e ativistas dos direitos humanos aumentaram nos últimos meses, apesar das negociações de paz em Doha entre o governo afegão e os talibãs.

Outros assassinatos de jornalistas

Aliyas Dayee, 33 anos, trabalhava para a Rádio Liberty, financiada pelos Estados Unidos. Ele morreu em 12 de novembro na explosão de uma bomba colocada debaixo de seu carro na cidade de Lashkar Gah, no sul do Afeganistão.

Ele havia sido ameaçado pelos talibãs pela cobertura de suas operações, segundo a Human Rights Watch (HRW).

Cinco dias antes, Yama Siawash, ex-apresentador de televisão, foi assassinado em Cabul em circunstâncias similares.