Educação

Diagnóstico raro rende publicação médica importante para estudante de medicina da Ufal Arapiraca

A paciente foi vítima de uma tentativa de estrangulamento e, graças ao diagnóstico, seu tratamento não precisou de interferência cirúrgica

Por 7 Segundos 06/12/2020 17h05 - Atualizado em 06/12/2020 17h05
Diagnóstico raro rende publicação médica importante para estudante de medicina da Ufal Arapiraca
Rafaela é natural de Piranhas e estuda medicina no Campus Arapiraca da Ufal - Foto: Reprodução

O contato com hospitais-escola é fundamental para o desenvolvimento pessoal e profissional dos estudantes de medicina. Essa relação entre sistema de saúde e a academia são responsáveis por aprimorar os conhecimentos na prática médica.

Foi durante este tipo de contato que a estudante de medicina do Campus Arapiraca da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Rafaela Alcântara, que é natural de Piranhas, Sertão alagoano, pôde vivenciar uma grande experiência profissional: participar do atendimento e diagnóstico de uma patologia incomum.

O resultado do trabalho, que teve como tutor o neurocirurgião Jacks Tenório, foi uma publicação nos arquivos brasileiros de neurocirurgia, uma das maiores referências na área.

O Caso

Segundo a jovem, em um dos plantões realizados graças a sua participação na Liga de Cirurgia da Ufal, o Hospital de Emergência recebeu uma paciente vítima de tentativa de estrangulamento, mas os sintomas apresentados eram muito incomuns.

"A paciente chegou com cabeça 'rodada' e lateralizada de forma fixa, imóvel. Ela passou pela avaliação da cirurgia geral e, em seguida, foi encaminhada para a equipe de neurocirurgia, que naquele dia eu acompanhava. Ela foi submetida a uma tomografia e, graças a experiência do dr. Jacks, rapidamente o caso foi diagnosticado como subluxação rotatória atlantoaxial, que é um tipo de deslocamento de vértebras da coluna rara, principalmente em adultos", explicou a estudante.

Jacks Alan Tenório informou ser a primeira vez que ver um caso dessa patologia em adulto

Ainda de acordo com ela, a maior parte dos casos da doença, que são poucos, acomete crianças, o que torna ainda mais incomum o caso de Arapiraca. "Na época em que atendemos esta paciente, pesquisamos e encontramos apenas 22 casos publicados literatura na literatura médica", continuou Rafaela.

Dr. Jacks, médico responsável pelo diagnóstico, informou ser a primeira vez que atendeu um caso como esse. "Pessoalmente, é a primeira vez que vejo caso dessa patologia em adulto. Conseguimos fazer o diagnóstico rápido e dar início ao tratamento precoce, de forma simples, resolutivo e pouco invasivo: reduzindo a luxação com manobras manuais e mantendo imobilização com colar cervical ", relatou o neurocirurgião.

O Artigo

Por se tratar de um caso raro e cujo diagnóstico rápido e o tratamento ter sido realizado sem interferência cirúrgica, o médico responsável pelo atendimento convidou a jovem estudante para escrever um artigo, relatando o caso, e subordiná-lo a publicações.

Além da estudante, Rafaela Alcântara, e do médico, Jacks Tenório, o artigo também foi co-escrito pelo professor doutor do Departamento de Neurologia da Universidade de Campinas, Andrei Fernandes Joaquim, referência na especialidade.

O artigo foi publicado nos Arquivos Brasileiros de Neurocirurgia (Brazilian Neurosurgery), uma das maiores referências internacionais em neuromedicina.

"O que me deixa mais feliz é que toda essa história foi fruto da presença do curso de medicina em Arapiraca e da oportunidade de termos o HE como hospital-escola para aprofundarmos nosso aprendizado. Isso faz com que a academia leve o nome de Alagoas para o resto do mundo", finalizou.

Para Jacks Tenório, a publicação também servirá como guia para embasar outros profissionais médicos que, por ventura, atendam casos semelhantes no futuro.

"Por ser um caso raro, a literatura médica ainda não tem tantas informações. A publicação é extremamente importante para difundir conhecimento para outros colegas médicos, que poderão utilizá-lo como parâmetro, evitando tratamentos invasivos", concluiu o neurocirurgião.