Arapiraca

Vereadores aprovam apenas 5% da suplementação orçamentária solicitada pela prefeita Fabiana Pessoa

A expectativa agora é que a Prefeitura efetue o pagamento dos salários ainda nesta sexta-feira (04)

Por 7Segundos 04/12/2020 08h08 - Atualizado em 04/12/2020 09h09
Vereadores aprovam apenas 5% da suplementação orçamentária solicitada pela prefeita Fabiana Pessoa
Câmara de Vereadores de Arapiraca - Foto: Assessoria

Em caráter de urgência, a Câmara de Vereadores de Arapiraca, aprovou na sessão da noite desta quinta-feira (03) apenas 5% do pedido de suplementação orçamentária enviado à Câmara Municipal pela prefeita Fabiana Pessoa. Com essa aprovação, foram liberados cerca de R$ 43 milhões do total solicitado pela executivo municipal cujo valor é de R$ 87 milhões. 
A expectativa agora é que a Prefeitura efetue o pagamento dos salários ainda nesta sexta-feira (04).

O presidente da Câmara Municipal de Arapiraca, Jario Barros, em entrevista na manhã desta sexta-feira (04) à rádio Pajuçara FM, afirmou que os vereadores só aprovaram esse percentual, mediante um compromisso firmado durante uma reunião ocorrida na tarde desta quinta-feira (03) entre o Executivo, o Legislativo e o Ministério Público. " Nessa reunião ficou acordado que iríamos liberar esse percentual exclusivamente para o pagamento dos servidores públicos municipais", relatou o presidente da Câmara.  

Jario Barros disse ainda que o restante do valor da suplementação orçamentária solicitado pela Prefeitura será analisado de maneira mais detalhada. " Eu apresentei as datas do projeto enviado pela Prefeitura  aos promotores  Rogério Paranhos e Lucas Mascarenhas, e reafirmei que a Câmara Municipal não tem culpa do atraso na liberação desses recursos. O município não  tem  culpa da incompetência da gestora, que não teve habilidade administrativa para encontrar as soluções viáveis, deixando os servidores em total estado de ansiedade sem saber quando iriam receber seus salários. .

Servidores públicos municipais estam com os salários atrasados e dependiam dessa aprovação para receber seus provimentos.

Hospitais e outros prestadores de serviços também estavam sem receber os recursos enviados pelo município. E como consequência, os salários dos funcionários dessas instituições também estavam com os vencimentos atrasados. Vale lembrar que o Hospital Regional acumula o atraso referente aos meses de novembro e dezembro.

A aprovação ocorre após repercussão do tema na imprensa local e da manifestação do Sindicato dos Trabalhadores de Educação (Sinteal) Regional Arapiraca realizada nesta quinta-feira (03).