Educação

[Vídeo] Durante manifestação Sinteal cobra solução urgente para o pagamento dos salários

Câmara ainda vai analisar pedido do Executivo de suplementação orçamentária

Por 7Segundos 03/12/2020 10h10 - Atualizado em 03/12/2020 10h10
[Vídeo] Durante manifestação Sinteal cobra solução urgente para o pagamento dos salários
Durante manifestação em frente à Prefeitura de Arapiraca, Sinteal cobra solução urgente para o pagamento dos salários - Foto: Jânio Barbosa / 7Segundos

Na manhã desta quinta-feira (03) professores e técnicos administrativos da educação municipal realizaram uma manifestação em frente a entrada principal da sede da Prefeitura de Arapiraca, localizada no bairro Santa Edwiges. O categoria exige que o executivo municipal e o legislativo apontem uma solução urgente para o pagamento dos salários.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Educação de Alagoas (Sinteal) Regional Arapiraca, Paulo Henrique, durante entrevista ao Portal 7Segundos, afirmou que o atraso no pagamentos dos servidores ativos , inativos e pensionistas já está causando problemas à categoria.

De acordo com o sindicalista, o poder executivo é o grande responsável por essa situação pois é quem faz o pagamento, pois deveria com antecedência enviar o pedido da suplementação orçamentária à Câmara Municipal de Arapiraca.


Paulo Henrique também ressaltou que os vereadores não devem medir esforços para avaliar o pedido e colocar a pauta o mais rápido possível em votação no plenário da Casa Herbene Melo.

" É importante deixar claro que não é apenas uma questão financeira, pois há recuros no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Basica (Fundeb). O problema é que gestora já ultrapassou a previsão orçamentária de 2020, e para continuar o exercício é preciso a suplementação orçamentária que deve ser aprovada pelos vereadores", explicou.

O presidente do Sinteal / Arapiraca disse que a categoria cobra um entendimento e apontou que uma das soluções que podem ser discutidas pelos dois poderes é a readequação do percentual no limite do pagamento das folhas dos servidores, bem como nas transferências constitucionais dos 15% dos recursos da saúde. O que não pode é o município ficar desassistido e prejudicar não só a categoria, mas também outros setores da economia local.  


Paulo Henrique afirmou ainda que se houve desorganização e falta de gerência do poder executivo, que a Câmara de Vereadores cobre essa postura efetiva.

" Os vereadores dizem que estão preocupados mas na sessão da última terça-feira (01), esse assunto não entrou em pauta na Câmara Municipal. O município gasta os recursos sei lá de que forma e quem paga são os servidores. A situação já está insustentável, nós vamos continuar realizando atos para denunciar os atos da política vergonhosa que acontece no nosso município", finalizou o presidente.

Entenda o caso 

A  prefeitura de Arapiraca afirmou que tem recursos mas precisa da aprovação urgente do Projeto de Lei n°22/2020, que trata do Orçamento Suplementar do Município, encaminhado para apreciação da Câmara Municipal.

Já o Legislativo Municipal informou que o município não solicitou essa aprovação com antecedência e agora precisa analisar detalhadamente o pedido de aprovação de  R$ 81 milhões.