Covid -19

Arapiraca registra 1.001 casos de Covid-19 em novembro, mas tem ligeira redução de casos ativos

Com população mais relaxada, município estar no novo pico da pandemia

Por Patrícia Bastos/ 7Segundos 02/12/2020 12h12
Arapiraca registra 1.001 casos de Covid-19 em novembro, mas tem ligeira redução de casos ativos
Atendimento na Central de Triagem de Arapiraca - Foto: Ewerton Silva (7 Segundos)

As atividades de campanha eleitoral, a black friday e as promoções de fim de ano que levam a um aumento no movimento do comércio e do shopping e as aglomerações em bares, restaurantes e outros espaços públicos de Arapiraca, muitas vezes sem respeito ao distanciamento social e ao uso de máscara de proteção, levaram 1.001 arapiraquenses a testarem positivo e 15 morrerem em decorrência da Covid-19 no município.

Até mesmo uma pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) confirma que em Alagoas, a população relaxou nas medidas de proteção contra o coronavírus. Em entrevista ao 7Segundos há uma semana, a coordenadora da Central de Triagem Isa Castro, Jaqueline Barbosa afirmou que novembro poderia ser o segundo pior mês da pandemia em Arapiraca.

Conforme dados extraídos dos Boletins Epidemiológicos divulgados pela prefeitura de Arapiraca, houve um aumento na procura por atendimento e por testes na rede pública e particular de saúde do município neste período. 

Mas, em meio a isso tudo, uma informação um pouco animadora: a quantidade de casos ativos - ou de pessoas que estão enfrentando o coronavírus neste momento - teve uma ligeira queda neste período. Um mês atrás esse número era de 571 e caiu para 488. Ou seja, Arapiraca tem, neste início de dezembro, 83 pessoas a menos se tratando da Covid-19 em casa ou em hospitais, que no início do mês anterior

Esses números são uma comparação dos dados divulgados pela prefeitura de Arapiraca nos dias 1º de dezembro e 1º de novembro. No início do mês passado, a busca por testes rápidos aplicados na Unidade Sentinela, Central de Triagem, Lacen e laboratórios particulares foi 42 pacientes e, destes 20 tiveram resultado positivo para coronavírus. Na última atualização do boletim, ontem (1º de dezembro), a procura por atendimento mais que dobrou, chegando a 97, mas a quantidade de casos positivos - foram 23 - se manteve no mesmo patamar.

Nesta segunda, o total de casos positivos para Covid-19 em Arapiraca chegou a 13.468, que corresponde quase a população do bairro Brasília, um dos mais populosos do município. Desde o início da pandemia, o novo coronavírus provocou a morte de 235 pessoas no município.

Os 488 casos ativos de Covid-19, no entanto, demonstram que Arapiraca continua a ser um dos pontos mais críticos da pandemia em Alagoas. Esse número corresponde a um terço, ou 33% da quantidade de casos ativos do Estado, que é de 1.453, conforme os dados de segunda.