Geral

Fila na frente de agência do Banco do Brasil causa reclamações e polêmica em Arapiraca

Clientes reclamam que tempo de espera do lado de fora da agência poderia ser menor

Por 7Segundos 01/12/2020 12h12
Fila na frente de agência do Banco do Brasil causa reclamações e polêmica em Arapiraca
Fila do lado de fora da agência se estende para a calçada de outros estabelecimentos - Foto: Jânio Barbosa/7segundos

Desde o início da pandemia, as filas nas calçadas em frente a agências bancárias se tornaram cena comum. Os bancos seguem as normas da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) e passaram a limitar a quantidade de pessoas no interior das agências, mas as filas do lado de fora continuam sendo motivo de reclamação para os clientes.

"A gente compreende que os funcionários precisam se proteger, mas da mesma forma que nós precisamos do serviço deles, eles precisam de nós, clientes, então deveríamos ser tratados com mais respeito", conta um cliente da agência do Banco do Brasil localizada na rua Fernandes Lima.

Ele conta que na segunda-feira (30), passou aproximadamente meia hora para conseguir entrar na agência bancária e utilizar os serviços do caixa eletrônico. Metade desse tempo, ele precisou ficar debaixo do sol.

"Quando cheguei à agência, vi que havia uma fila e a área de autoatendimento estava praticamente vazia. Fui até o segurança e disse que queria entrar para usar o caixa eletrônico, e ele disse que precisava entrar na fila", declarou.


Cliente reclama da demora para chegar em caixas eletrônicos devido a fila

O cliente relatou que foi para o último lugar da fila e conversando com as outras pessoas percebeu que a fila para entrar na agência é única, tanto para o autoatendimento, como para o atendimento presencial. Ele conta que só entrava um cliente por vez, a medida que quem estava lá dentro ia saindo.

"Não consigo entender a lógica. Por que a agência não adota duas filas como os outros bancos fazem? Porque quem vai para o autoatendimento consegue resolver seus assuntos bem mais rápido do que quem vai para o atendimento presencial. Do jeito que está agora, enquanto a gente espera do lado de fora, no sol, os caixas eletrônicos ficam vazios", reclamou.

A reportagem entrou em contato com a assessoria de comunicação do Banco do Brasil em Alagoas, que informou sobre a suspensão da lei do tempo de filas durante o período da pandemia e também a respeito de uma particularidade da agência da rua Fernandes Lima. Diferente da maioria das agências, em que a porta giratória separa a área de autoatendimento da área de atendimento presencial, nesta agência especificamente a porta giratória fica logo na entrada do banco. Ou seja, não há como controlar quem vai para os caixas eletrônicos e quem vai em busca de atendimento pessoal. Por esse motivo, segundo a assessoria, a quantidade de clientes é delimitada por metro quadrado, conforme as normas da Febraban.

A assessoria enviou também a seguinte nota:

"O Banco do Brasil alterou o horário de atendimento de suas agências - 10h às 15h - e passou a oferecer horário exclusivo para os idosos, gestantes, pessoas portadoras de deficiência, INSS e grupo de risco, das 9h às 10h. O atendimento foi contingenciado, priorizando o atendimento de serviços essenciais e do público de maior risco. No interior das agências passou-se a adotar medidas que consideram a permanência de grupos reduzidos de clientes, o que aumenta o distanciamento social em ambiente fechado, com maior proteção para funcionários e clientes."