Cultura

Programação do Sebrae no Circuito de Cinema Penedo fortalece audiovisual alagoano

Capacitações e ações da instituição contribuem com desenvolvimento do setor em Alagoas e consolida Penedo como destaque na região

Por Assesoria Sebrae/AL 30/11/2020 19h07
Programação do Sebrae no Circuito de Cinema Penedo fortalece audiovisual alagoano
Circuito Penedo de cinema contou com parcerias da Sebrae - Foto: Paula Fernandes/Assessoria

O Sebrae Alagoas participou do  Circuito de Cinema no ano de 2020. Marcada por capacitações, oficinas, painéis, rodada de negócios e o ‘Penedo de Impacto’, a programação híbrida ajudou a fortalecer o audiovisual local, difundindo conhecimento, gerando novas oportunidades para empreendedores do setor com grandes produtoras nacionais e internacionais e ajudando a consolidar a cidade de Penedo como um dos principais polos do cinema na região.

As capacitações do Sebrae ajudaram a destacar o papel da diversidade no audiovisual e como o cinema local pode colaborar com a representação dos negócios de impacto social e ambiental no estado. As ações contaram com representantes da comunidade surda, afroempreendedorismo e LGBTQIA+.

No ‘Penedo de Impacto’, criado para capacitar pessoas e incentivar a criação de soluções vinculadas ao audiovisual, o público passou por oficinas, mentorias e apresentação de pitchs, até chegar ao produto final. Foram inscritos os vídeos: Primeiro Emprego, de Arapiraca/AL; Agrofloresta e Energias Renováveis, ambos de Maceió/AL; Empreendedorismo Jovem, de São Paulo/SP; Turismo de Experiência, de Salvador/BA e o vencedor: Negócios da Cultura Afro, de Penedo/AL. Todos os participantes ainda irão receber oficinas para melhoria de suas produções.

Na rodada de negócios, também articulada pelo Sebrae Alagoas, canais e produtoras renomadas como o Canal Brasil e a Amazon Studios puderam conhecer de perto e já demonstraram interesse em conteúdos alagoanos já prontos para futuras exibições em suas plataformas.

Por fim, no painel ‘Film Commission’, foi discutida a implementação de uma comissão para incentivar ainda mais o cinema em Penedo. A comissão pretende, a partir de 2021, estimular a utilização da cidade, seus prédios históricos e belezas naturais como cenário para a produção de filmes, bem como incentivar a contratação de mão de obra do próprio local.

Gerente adjunta da Agência de Atendimento Integrada do Sebrae em Penedo, Cíntia Silver, destaca a importância da participação do Sebrae no evento. Ela ainda enfatiza como a criação da ‘Film Commission’ pode contribuir com o avanço do setor na cidade que deve contar, no futuro, com um curso de Audiovisual ofertado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), conforme sinalizado pelo reitor Josealdo Tonholo.

“Os nossos principais objetivos eram aproximar mais o público do audiovisual alagoano e da universidade, mostrando que os empreendedores desse setor podem contar conosco. Eles foram atingidos e serão ainda mais fortalecidos com a criação da comissão. Isso pode valorizar ainda mais o turismo, a cultura e toda uma cadeia que envolve o cinema local”, afirma.