Agreste

Familiares dos reeducandos voltam a fechar a pista do presídio do Agreste

Eles pedem a retomada das visitas com a presença da Polícia Militar

Por 7Segundos 30/11/2020 14h02 - Atualizado em 30/11/2020 18h06
Familiares dos reeducandos voltam a fechar a pista do presídio do Agreste
Familiares dos reeducandos do presídio do Agreste fecharam a pista, em protesto - Foto: Cortesia

Familiares dos reeducandos do presídio do Agreste, localizado em Girau do Ponciano, fecharam novamente a pista em frente ao presídio, em protesto, na tarde desta segunda-feira (30). Eles pedem a retomada das visitas que estão suspensas, desde o mês de março.

As visitas foram suspensas não somente pelas medidas de segurança, em relação ao novo coronavírus. Os policiais do sistema penitenciário reivindicam a ampliação do pagamento da Bolsa Qualificação.

Como forma de pressionar o governo do estado, as visitas foram suspensas em todo o sistema penitenciário do estado, como também a entrega das cestas básicas nos presídios da capital.

No mês de novembro foi realizada uma reunião com as autoridades políticas e através de um acordo, ficou definido que no dia 15 de Outubro seria divulgado um calendário para reiniciar as visitas.

O acordo não foi cumprido, e somente no dia (24) de novembro a Secretaria de Estado de Ressocialização e Inclusão Social (Seris) divulgou que as visitas seriam retomadas no dia 11 de dezembro.

Inconformados com a situação, Integrantes da comissão de mulheres, que representam as famílias do reeducandos, organizaram-se para realizar protestos exigindo a volta das visitas, com a presença da Polícia Militar.

Em nota divulgada à imprensa, os familiares dos reeducandos cobram uma resposta por parte dos órgãos competentes e irão aguardar a divulgação do calendário de visitas.