Geral

Cursinho preparatório oferece bolsa de estudos a jovem que vende água em farol e sonha ser PM

Jovem que recebeu surpresa de policiais militares no aniversário de 18 anos vai poder estudar de graça até ser aprovado

Por Patrícia Bastos/ 7Segundos 25/11/2020 07h07 - Atualizado em 25/11/2020 07h07
Cursinho preparatório oferece bolsa de estudos a jovem que vende água em farol e sonha ser PM
Jovem que sonha ser PM - no centro da imagem - ganhou bolsa de estudo em curso preparatório - Foto: 3BPM/Cortesia

O jovem Ryan Patrick Cassiano dos Santos, que ajuda a família vendendo água mineral no semáforo em frente ao Arapiraca Garden Shopping está vendo a sua vida mudar nos últimos dias. Sábado passado (21), data do seu aniversário de 18 anos, ele foi surpreendido em seu local de trabalho por policiais militares do 3º Batalhão, que foram cantar parabéns para ele. E, nesta terça-feira (24), recebeu a notícia de que ganhou uma bolsa de estudos integram em um curso preparatório para a Polícia Militar, carreira que o jovem sonha seguir.

"Soube dele por uma policial e sei da importância das oportunidades para quem realmente tem interesse e luta pelos seus sonhos", afirmou Thyago Rocha, policial e coordenador do Super Cursos.

Ryan Patrick desde criança admirava o trabalho da Polícia Militar e sonha em entrar para a corporação, conforme a mãe dele, Patrícia, falou ao 7Segundos no último sábado. O jovem sempre foi muito esforçado, a prova disso é que, de segunda a sábado, ele sai cedo de casa todo alinhado de terno e gravata e passa o dia sob o sol escaldante vendendo água mineral para os motoristas que passam no semáforo em frente ao shopping. Ele fica lá até vender todo seu estoque e, com o dinheiro que ganha, ajuda nas despesas da família.

A mãe dele, reconhecendo esse esforço, entrou em contato com um policial militar conhecido dela e prepararam uma surpresa para ele no dia do aniversário. Quando o jovem já estava trabalhando, várias viaturas pararam no local e os policiais militares cantaram parabéns para ele. O jovem ainda posou para fotos e foi homenageado também nas redes sociais do 3º Batalhão.

"Na minha época de preparação [para a polícia], não tinha condições de pagar cursinho, mas mesmo nas dificuldades, meu pai nunca permitiu que eu abrisse mão dos estudos. Acredito muito no poder da transformação que o estudo pode proporcionar e sempre tenho em mente que podemos fazer a diferença na vida do outro. Então sempre que podemos, nós trabalhamos o lado social também", explicou o coordenador.

Thyago Rocha afirma ter conversado rapidamente com Ryan Patrick, que aceitou a oportunidade dada pelo Super Curso. Ele esclarece também que a bolsa de estudos é integral até que o jovem seja aprovado e ingresse nos quadros da Polícia Militar.

O curso preparatório para a Polícia Militar tem um dos maiores índices de aprovação e contribuiu para que mais de 50 jovens ingressassem na PM nos últimos concursos. Além de Ryan, o Super Cursos conta também com um outro bolsista integral, um jovem gari que também tem como meta de vida se tornar policial militar.

"Quando vejo alguém que realmente tem interesse e força de vontade, faço o que posso para ajudar. E foi isso que vi no Ryan. Ver um jovem como ele crescer na vida é motivo de orgulho", declarou.