Polícia

Pela segunda vez em novembro, armas históricas são furtadas de museu em Palmeira dos Índios

Sete rifles datados do período da Guerra do Paraguai foram furtados na madrugada desta terça (24)

Por 7Segundos 24/11/2020 16h04
Pela segunda vez em novembro, armas históricas são furtadas de museu em Palmeira dos Índios
Acervo de armas do Museu Xucurus de Artes e Costumes - Foto: Reprodução

Mais uma vez o Museu Xucurus de Artes e de Costumes é arrombado e mais uma vez tem armas históricas furtadas do acervo. Na madrugada desta terça (24), a Polícia Militar registrou a terceira ocorrência do tipo desde o início do ano, e a segunda no mês de novembro.

Segundo informações, desta vez foram levados sete rifles Winchester calibre 44, datados do período da Guerra do Paraguai, ocorrida entre 1864 e 1870. As armas integram o acervo histórico do museu e foram doadas por famílias palmeirenses na década de 70, quando o museu foi inaugurado.

O arrombamento do museu, que fica localizado na Igreja do Rosário, chegou ao conhecimento da Polícia Militar após um popular entrar em contato e relatar que havia uma movimentação estranha no local durante a madrugada. Quando as viaturas chegaram ao local, não conseguiram encontrar ninguém.

Não há informações se as armas furtadas estão em condições de uso. 

Na madrugada do dia 04 de novembro, o local havia sido arrombado e apenas armas históricas foram furtadas do local.

Os constantes furtos no local chamam a atenção para a falta de segurança do museu, que guarda também um vasto acervo indígena e religioso. O local não dispõe de sistema de segurança e não há vigilância patrimonial noturna.

Uma das armas furtadas em arrombamentos anteriores foi recuperada em Arapiraca.