Polícia

PRF flagra caminhoneiros com drogas para inibir o sono

Comprimidos de anfetamina foram apreendidos e motoristas liberados após TCO

Por 7Segundos com PRF 23/11/2020 18h06
PRF flagra caminhoneiros com drogas para inibir o sono
Comprimidos estimulantes foram apreendidos pela PRF - Foto: PRF/AL

Em São Sebastião e em Canapi, policiais rodoviários federais aprenderam cartelas com comprimidos de anfetamina com caminhoneiros. A substância estimulante é utilizadas por motoristas submetidos a exaustivas jornadas de trabalho sem intervalo para descanso e seu uso é proibido para pessoas que estão conduzindo veículos automotores.

A primeira ocorrência de sábado (21), aconteceu na BR 101, km 205, município de São Sebastião/AL. Era por volta das 9 horas, quando a equipe estava em fiscalização no trecho e abordou um caminhão Mercedes Benz/L 1620, de cor vermelha, com placa de Itabaiana/SE.

Após verificação dos documentos do motorista e do veículo, os policiais iniciaram a vistoria dos equipamentos obrigatórios, momento em que identificaram uma cartela de quinze comprimidos da substância anfetamina, Nobésio.

Ao ser questionado, o homem afirmou que comprou a droga em um posto de combustíveis em Minas Gerais. Ele alegou ainda que utilizava a substância esporadicamente para se manter acordado durante as viagens.

Já no domingo (22), a ocorrência se deu na BR 423, km 26, município de Canapi/AL. A equipe de policiais rodoviários federais fazia fiscalizações no trecho e abordou um caminhão Mercedes Benz, cor azul, placa de Arapongas/PR.

Perguntado ao motorista, há quanto tempo ele estava dirigindo o veículo ininterruptamente, respondeu que não sabia precisar, mas que fazia várias horas. Ao ser questionado sobre o uso de substâncias para inibir o sono, o homem revelou que tinha consigo duas cartelas de Nobésio extra forte e que havia adquirido a droga na cidade de Feira de Santana/BA.

Nos dois casos, constatou-se o crime de porte de drogas para consumo (art. 28 da lei de drogas). Por ser um crime de menor potencial ofensivo, os policiais lavraram um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) após os motoristas se comprometerem a comparecer em juízo.