Política

Candidato faz toda a campanha com o número errado e não consegue votar nele mesmo

Caso aconteceu em Delmiro Gouveia, no Sertão de Alagoas

Por 7Segundos 18/11/2020 18h06
Candidato faz toda a campanha com o número errado e não consegue votar nele mesmo
Irmão Edmilson fez campanha para vereador com o número errado - Foto: Reprodução

Um caso inusitado aconteceu em Delmiro Gouveia, no alto Sertão de Alagoas. Um candidato a vereador pelo município não teve nenhum voto, nem o dele. Acontece que Irmão Edmilson (Avante) estava fazendo sua campanha política com o número errado.

Ele só descobriu o erro após o resultado das eleições. Além de produzir todo o material gráfico de campanha, ele pedia voto nas ruas para um número inexistente. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o registro de candidatura foi feito com o número 70.255. Ele acabou se confundindo e usou 70.252.

À uma emissora de rádio local, irmão Edmilson culpou o seu partido. “Foi esse número que meu partido me repassou. Fiz toda a campanha com ele, inclusive votei nele achando que estava votando em mim”, revelou.

Ele explicou que ao digitar o número na urna eletrônica, não apareceu foto. Mas acreditou que seria algum erro do equipamento. “Essa é a explicação e acabei não votando nem em mim mesmo”, contou.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em caso de número inexistente, o voto é computado como nulo.

Em 2012, irmão Edmilson também disputou uma vaga na Câmara de Vereadores, mas não obteve êxito. Ele conquistou apenas 51 votos pelo PPS (atualmente, Cidadania).