Polícia

Terceirizado do Presídio do Agreste é preso ao tentar entregar drogas, celular e cartas a reeducandos

Funcionário da Reviver trabalha como monitor de ressocialização foi detido ao entrar com os ilícitos na unidade prisional

Por 7Segundos com Seris 18/11/2020 14h02
Terceirizado do Presídio do Agreste é preso ao tentar entregar drogas, celular e cartas a reeducandos
Material apreendido e acusado foram encaminhados para Central de Polícia em Arapiraca - Foto: Seris

Um funcionário terceirizado do Presídio do Agreste, em Girau do Ponciano, foi preso na manhã desta quarta-feira (18), ao chegar para trabalhar carregando materiais ilícitos que seriam entregues a reeducandos que cumprem pena na unidade prisional. Com ele foram apreendidas uma quantidade de maconha, R$ 400 em cédulas, um aparelho de telefone celular, extratos bancários e cartas.

A operação que prendeu o acusado, que exercía a função de monitor de ressocialização contratado pela Reviver - empresa que administra do Presídio do Agreste, foi desencadeada pela direção da unidade, em conjunto com Chefia Especial de Gestão Penitenciária (CEAGP) e Chefia Especial de Unidades Penitenciárias (CEUP), após denúncia.

“A investigação teve início quando recebemos uma denúncia dando conta de que ele passou a trazer vários materiais para os presos, como cartas com recados cujo conteúdo tratava de diversos assuntos, como tráfico de drogas e homicídios, além de remédios e até pen drive. Descobrimos também que ele não serviu apenas a um reeducando, já que apreendemos vários extratos bancários com depósitos feitos como pagamento”, conta o policial penal Rodrigo Lima, diretor do Presídio do Agreste.

Segundo ele, o monitor de ressocialização aproveitava uma de suas atividades, que era conduzir os custodiados ao longo dos módulos, deslocando-os para o setor de atendimento psicossocial, para repassar os materiais ilícitos. Os familiares dos reeducandos pagavam pelo "serviço" fazendo depósitos na conta bancária da esposa do acusado.

O monitor, assim como todo o material apreendido, foi encaminhado para a Central de Polícia Civil de Arapiraca, Agreste alagoano. “O veículo que ele utilizava também foi apreendido para averiguação. No celular dele, inclusive, visualizamos toda a negociação feita com os familiares dos presos envolvidos neste esquema”, emendou o diretor.

Segundo ele, o monitor será demitido pela Reviver e deverá responder por pelo menos dois crimes: tráfico de drogas e associação para o tráfico.