Viral

Jovem que teve pés amputados e viralizou na web com vídeos de humor recebe próteses

Letícia Fabbri, de 26 anos, é moradora de São Paulo e teve os pés amputados em 2018 devido a uma pneumonia bacteriana que se agravou

Por G1 18/11/2020 09h09 - Atualizado em 18/11/2020 10h10
Jovem que teve pés amputados e viralizou na web com vídeos de humor recebe próteses
Jovem viralizou na internet com vídeos usando o humor para conscientizar as pessoas sobre deficiência física - Foto: Arquivo Pessoal

“Senti minha liberdade de volta". Foi com essa frase que a jovem Letícia Fabri, de 26 anos, desabafou ao G1 após ganhar próteses de um empresário de Sorocaba (SP). A entrega foi feita na última sexta-feira (13).

A jovem mora em São Paulo e viralizou na internet com vídeos usando o humor para conscientizar as pessoas sobre a deficiência física. Ela teve os pés amputados em 2018 devido à uma pneumonia bacteriana, que se agravou. Atualmente, tem mais de 168 mil seguidores no Tik Tok e 114 mil no Instagram.

Em entrevista ao G1, Letícia contou que ficou dois anos em uma cadeira de rodas. Ela também perdeu a audição e a visão, mas passou por uma cirurgia nos olhos e conseguiu enxergar novamente. Hoje, faz uso de óculos e aparelhos auditivos. Para ela, receber as próteses foi emocionante.

“Fiquei dois anos em cadeira de rodas. Eu não consigo falar com palavras esse sentimento. É uma vitória, estou em êxtase e muito grata”, relata Letícia.

De acordo com Nelson Nolé, dono da empresa em Sorocaba que fez a doação, ele soube da história de Letícia pela unidade da empresa em São Paulo e se sensibilizou.

Ainda segundo Nolé, 30% das próteses que são fabricadas são doadas para pessoas que não têm condições financeiras para pagar. Esse trabalho é feito há mais de 50 anos, diz o empresário.

“Não há sensação melhor. Não é o que você ganha, é o que você passa para as pessoas. Hoje, nós temos diversos casos que a gente reabilita que a pessoa volta a ter uma vida normal”, conta Nelson.

A empresa atende mais de 100 crianças com fisioterapias e troca de próteses. Atualmente, Letícia está fazendo acompanhamento com fisioterapias.

Diagnóstico

Letícia tem doença autoimune chamada trombocitopenia imune primária, que é considerada rara e causa uma queda no número de plaquetas no sangue. Ela foi diagnosticada aos sete anos e, apesar da causa não ser hereditária, o pai e o irmão da jovem também foram diagnosticados com a mesma doença.

De acordo com a jovem, em 2017, ela teve meningite e ficou 15 dias na UTI. Um mês depois, o pai de Letícia ficou mal enquanto estava trabalhando e morreu. Na época, não foi identificado que a causa fosse relacionada à doença.

Em 2018, Letícia teve uma pneumonia bacteriana que se agravou por conta de uma infecção generalizada. Ela sofreu cinco paradas cardíacas, ficou dois meses em coma e precisou passar por traqueostomia.

A jovem também teve que fazer o uso de adrenalina, mas os pés dela pararam de ter circulação sanguínea. Foi quando ela precisou amputar.

“Muita gente que me segue e passou por uma amputação conseguiu encarar isso de uma forma mais leve. Eu nunca tive um problema com a doença, no começo foi muito difícil para eu me adaptar a nova condição física”, relata.

Diante da situação, Letícia não tinha condições de comprar próteses novas e uma ONG se uniu com outras duas empresas e a convidaram para participar da campanha "Lacres do Abraço" para conseguir arrecadar dinheiro para as próteses.

A ação chegou até o estádio do Morumbi e mobilizou o time do São Paulo e outros torcedores para ajudar na arrecadação.

'Aprendi a usar isso para ajudar as pessoas'

Pela câmera do celular, a jovem conta um pouco do cotidiano em que vive. Segundo ela, a repercussão na internet a fez refletir sobre como ajudar as pessoas usando de situações ruins para mostrar o lado bom da vida.

"Quando tudo isso mudou, a minha vida mudou. Mesmo com essa situação ruim, abriram algumas portas e eu consegui fazer que muitas pessoas mudassem o ponto de vista da vida delas. Foi isso que me deu o combustível para continuar."

Ainda segundo ela, ao ganhar as próteses, ela pretende doar 140 cadeiras de rodas no próximo ano, que foram compradas com o valor arrecadado durante a campanha.

"Todo mundo que me manda mensagem eu sempre compartilho porque quero mostrar para as pessoas que isso não aconteceu só comigo. Pra mim foi um susto, mas hoje eu aprendi a usar isso para ajudar as pessoas", relata.