Eleições

Além de prefeita reeleita, mulheres são maioria na Câmara em Senador Rui Palmeira

Das nove vagas do Legislativo, cinco serão ocupadas por mulheres em 2021

Por 7Segundos 16/11/2020 18h06 - Atualizado em 16/11/2020 19h07
Além de prefeita reeleita, mulheres são maioria na Câmara em Senador Rui Palmeira
Jeane Moura não enfrentou dificuldade para se reeleger em Senador Rui Palmeira - Foto: Prefeitura de Senador Rui Palmeira

Apesar de serem maioria nas universidades e de ocuparem espaço significativo no mercado de trabalho, as mulheres ainda são minoria na política. Os espaços políticos ainda são muito machistas e em muitos casos, mulheres são lançadas candidatas apenas para que os partidos possam cumprir a cota de gênero. Mas um pequeno município do Sertão alagoano está reescrevendo esta história e possivelmente terá a maior representação feminina nos poderes Executivo e Legislativo em Alagoas, proporcionalmente.

Em Senador Rui Palmeira, além da prefeita Jeane Moura (MDB) ser reeleita com 67% dos votos válidos, a Câmara Municipal contará com maioria feminina a partir de 2021. Das nove vagas, cinco serão ocupadas por mulheres.

Jeane Moura obteve 4.332 votos, pouco mais que o dobro de seu único oponente, o Padre (Solidariedade), que teve 2.064 ou 32,27% dos votos. O município teve ainda 23,14% de abstenção, 4,91% de votos nulos e 1,1% de votos em branco.

A prefeita reeleita tem 41 anos, é casada e filha do ex-prefeito Siloé Moura, que também teve dois mandatos à frente do Executivo Municipal.

Já as eleitas para a Câmara Municipal são: Genilda Ferreira (MDB), que foi a mais votada do município com 564 votos; Célia Ferreira (MDB) - 422 votos; Liliane Malta (MDB) - 409 votos; Selma Enfermeira (MDB) - 400 votos; e Viviane (PSD) - 311 votos.

O Legislativo municipal também será composto por Lenildo da Energia (MDB) - 510 votos; Zé Milton (MDB) - 508 votos; Reninho (MDB) - 392 votos; e Edvânio Cirilo (PSD) - 333 votos.

Do total de vereadores eleitos, sete são do MDB, mesmo partido da prefeita reeleita, e apenas dois são do PSD. Os dois partidos foram os únicos a formar chapas proporcionais no município. As nove vagas no Legislativo foram disputadas por 23 candidatos.