Sertão

Helicóptero do SAMU é usado na transferência de paciente com AVC em Delmiro Gouveia

Mulher de 32 anos foi transferida para Maceió e operação envolveu até interceptação

Por 7segundos 13/11/2020 18h06
Helicóptero do SAMU é usado na transferência de paciente com AVC em Delmiro Gouveia
Helicóptero é usado na transferência da paciente - Foto: Assessoria

Salvar vidas é a missão do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU). Para que isso ocorra, o quanto mais rápido acontecer o atendimento é melhor para o paciente. Por isso, é essencial que não ocorram trotes, porque só atrapalha. Por volta de 11:00h da manhã desta sexta-feira (13), deu entrada na Central de Regulação do SAMU um pedido de socorro para uma jovem de 32 anos, residente no município de Delmiro Gouveia, Sertão de Alagoas e distante 300km de Maceió. Com AVC, ela precisava ser transferida para a capital e entrou em ação o Serviço Aeromédico.

Segundo as Informações, a paciente apresentava forte cefaleia e sintomas de deficit neurológico agudo. Imediatamente foi liberada uma ambulância da base de Delmiro Gouveia para o atendimento. A equipe constata os sintomas e solicita orientações à Central de Regulação, que, prontamente, direciona a paciente de sua residência- em Delmiro Gouveia- até Unidade de AVC do Hospital Geral do Estado- em Maceió. O helicóptero do SAMU, que estava na capital, foi acionado.

Devido à gravidade do caso e a necessidade de um menor tempo resposta, a paciente deixou Delmiro Gouveia em uma UTI Móvel do SAMU. Enquanto isso, o helicóptero já estava indo em direção ao Sertão, interceptando a UTI móvel na cidade de Olho d’Água das Flores. A aeronave pousou no estádio da cidade, onde a paciente foi retirada do veículo e colocada no helicóptero. 


De acordo com o relato feito ao portal 7segundos, o fato colaborou decisivamente para desfecho positivo em relação ao atendimento da mulher de 32 anos. Visto que a Delmiro Gouveia fica distante 300 km da capital, representando mais ou menos quatro horas de viagem terrestre. Com ajuda do helicóptero, contando do início dos sintomas até que a mesma chegasse na cidade de Maceió, não levou mas que três horas, dando assim chance de a paciente ter um tratamento eficiente e eficaz. 


Para esta ocorrência foram liberadas Unidades de Suporte Básico e de Suporte Avançado de Delmiro Gouveia e o helicóptero Falcão 05.