Eleições

Votos dos candidatos a vereadores do MDB não sairão nos boletins das urnas

Votos serão computados mas a divulgação ocorrerá após decisão final da justiça eleitoral

Por 7Segundos 11/11/2020 16h04 - Atualizado em 11/11/2020 17h05
Votos dos candidatos a vereadores do MDB não sairão nos boletins das urnas
Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas - Foto: Jean Souza

A assessora de comunicação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Flávia Gomes de Barros, em entrevista na manhã desta quarta-feira (11), à rádio Pajuçara FM, em Arapiraca, informou que os nomes e números dos candidatos a vereador do MDB vão aparecer nas urnas, mas o resultado dos votos não sairá no boletim das urnas. A assessora explicou que a contagem dos votos não será divulgada porque o processo da coligação está sub judice.

“A decisão do TRE só abrange as candidaturas a prefeito e vice ai de Arapiraca, do MDB. Os vereadores vão continuar na urna, as pessoas que quiserem votar, elas podem votar”, destacou Flávia Gomes de Barros, porém, os resultados não irão aparecer por conta das questões judiciais.

A assessora também confirmou que a alteração nas urnas para a retirada dos nomes do candidato a prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa, e da vice, Rutineide Pereira, será iniciada nesta quinta-feira (12) em Maceió. A retirada dos nomes foi uma resultado da decisão do pleno do TRE divulgada na tarde desta terça-feira (10)  que negou o registro de candidatura do candidato. 

Flávia Gomes de Barros disse ainda que o TRE reforçou o número de técnicos para que a geração das mídias para a retirada dos nomes de Luciano e Rutineide , bem como a reinserção dos chips ocorram de forma mais dinâmica possível.

"A mudança nas informações nas mídias será realizada na sede do Tribunal Regional de Eleitoral (TRE), em Maceió, e a inserção dos chip será ocorrerá  no galpão onde as urnas estão armazenadas, também na capital", informou.

Ainda segundo a assessora do TRE, esse processo de alteração das urnas pode ser acompanhado por representantes do Ministério Público, OAB e das coligações partidárias.

" O TRE não tem intenção nenhuma de esconder esse procedimento nas urnas eletrônicas. A gente tem todo o interesse que a população saiba como é transparente e como é feito esse processo de alteração nas urna", informou .

Caso haja um decisão que possa ser proferida até domingo (15) pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em função dos recursos impetrados pelos advogados do candidato Luciano Barbosa, não haverá tempo de um nova alteração nas urnas.

"O TSE já publicou uma decisão afirmando que a competência para decidir esse caso é do TRE de Alagoas. Mas caso haja uma decisão diferente, não haverá tempo de alterar as urnas novamente", concluiu Flávia Gomes de Barros.