Eleições

Juiz eleitoral determina suspensão de pesquisa feita em bairros inexistentes de Palmeira dos Índios

A pesquisa foi registrada pelo instituto no TRE, mas foi impugnada por ter irregularidades

Por 7Segundos, com Tribuna Sertão 09/11/2020 21h09
Juiz eleitoral determina suspensão de pesquisa feita em bairros inexistentes de Palmeira dos Índios
Palmeira dos Índios - Foto: Reprodução

Foi suspensa por determinação do Juiz da 10° Zona Eleitoral de Palmeira dos Índios, André Luís Parizio Maia Paiva, uma pesquisa eleitoral, que seria divulgada pelo instituto Data Sensus no município. Segundo informações, a pesquisa mostrava bairros inexistentes da cidade. 

A representação é da coligação "Trabalhando com a verdade", da candidata Mosabelle Ribeiro, que detectou irregularidades na pesquisa, como a consulta de eleitores em bairros inexistentes e uma ligação da pesquisa ao candidato adversário Júlio Cezar, atual prefeito de Palmeira dos Índios.

Segundo a candidata, houve divulgação antecipada da realização da pesquisa por aliados de sua gestão. A pesquisa chegou a ser registrada pelo instituto no TRE, mas foi impugnada em razão das irregularidades como a consulta de eleitores em bairros inexistentes em Palmeira dos Índios, como "Denilma Bulhões, Oasis 1 e Oasis 2". 

Segundo a decisão, além dessa irregularidade, apoiadores como o secretario de Infraestrutura do Município conhecido pela alcunha de Marcos Parreco, anunciaram antecipadamente para terça-feira (10), a publicação da pesquisa, tentando antes mesmo de sua divulgação criar falso estado mental no eleitor. O Juiz André Parizio Maia Paiva deferiu o pedido liminar para determinar a suspensão da divulgação da pesquisa eleitoral, sob pena de multa diária de cem mil reais, além da possibilidade de responsabilização pelos crimes previstos nos arts. 88 e 84 da Lei n' 0.504/1997. 

A empresa representada terá que apresentar defesa no prazo de dois dias.