Arapiraca

Luciano Barbosa é o candidato mais atacado por fake news em Alagoas

Barbosa tem sido vítima de uma avalanche de notícias falsas desde o início da campanha

Por 7 Segundos com Assessoria 08/11/2020 07h07 - Atualizado em 08/11/2020 08h08
Luciano Barbosa é o candidato mais atacado por fake news em Alagoas
Çuciano Barbosa e Rute Nezinho - Foto: Assessoria

Uma notícia inverídica, publicada na noite do sábado (7), tentou mais uma vez atrapalhar o andamento da campanha do candidato a prefeito de Arapiraca Luciano Barbosa. Desde o início da campanha que Luciano Barbosa tem sido vítima das fake News. A informação falsa, espalhada nas redes sociais e grupos de Whatsapp, trazia ainda uma falsa cópia de uma Certidão de Julgamento do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), afirmando que Luciano Barbosa havia perdido ação no Colegiado e não teria o nome e o número nas urnas eletrônicas.

A nova Fake News teve como base o resultado de um pedido de vistas do desembargador Feline de Oliveira, no processo relativo à candidatura de Luciano Barbosa.

Na última quinta-feira (5), Luciano Barbosa e a candidata a vice Rute Nezinho conquistaram uma importante vitória no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Alagoas, com o direito de manter o nome, o número 15 e a foto na urna eletrônica na eleição no próximo dia 15 de novembro.

A Corte seguiu o entendimento de que não há possibilidade de substituição da chapa, levando em consideração que o MDB não reconhece candidaturas válidas do partido no pleito em Arapiraca.

O Pleno do TRE de Alagoas analisou o recurso que pedia a reforma da decisão em caráter liminar, mas votou pela suspensão, seguindo entendimento do relator do processo, desembargador Otávio Leão Praxedes.

No entanto, o desembargador eleitoral Felini de Oliveira Wanderley argumentou, ao votar, que os candidatos Luciano Barbosa e Rute Nezinho estão com a situação da candidatura sub judice e que não há trânsito em julgado da decisão proferida pelo Juízo da 55ª Zona Eleitoral.

Dessa forma, de acordo com a resolução do próprio Tribunal Superior Eleitoral, Luciano Barbosa e Rute Nezinho estão autorizados a seguir em campanha e terem, inclusive, as fotos nas urnas eletrônicas no dia da votação.

Em nota publicada na noite deste sábado (7), a coordenação do comitê de Luciano Barbosa salienta que a programação das atividades do candidato, bem como todas as demais ações de campanha continuam sendo realizadas normalmente até o dia 14 de novembro, como estabelece e recomenda a própria legislação eleitoral.