Arapiraca

Em reunião com agentes da Cultura, Hector Martins apresenta suas propostas para o setor

Hector Martins e José Edson destacaram que tratam a Cultura como uma das prioridades para o desenvolvimento de Arapiraca

Por 7Segundos com Assessoria 06/11/2020 17h05
Em reunião com agentes da Cultura, Hector Martins apresenta suas propostas para o setor
Em reunião com agentes da Cultura de Arapiraca, Hector Martins apresenta suas propostas para o setor - Foto: Assessoria

O candidato a prefeito Hector Martins (Cidadania), aproveitou o Dia Nacional da Cultura, comemorado na quinta-feira (5), para se reunir com os representantes da cultura em Arapiraca. Na partitura, notas imperfeitas sobre gestões em que poucos foram beneficiados, enquanto a maioria amargava a falta de ações do Poder Público para engrandecimento da Cultura e de suas manifestações distribuídas nos bairros e comunidades rurais. Situação agravada com a pandemia. Na reunião, que contou ainda com a participação do candidato a vice-prefeito José Edson, os agentes da Cultura ouviram as propostas de Hector Martins para o setor.

Hector Martins e José Edson destacaram que tratam a Cultura como uma das prioridades para o desenvolvimento de Arapiraca. O candidato a prefeito informou que vai fortalecer o Fundo Municipal de Cultura, investindo em editais públicos, com processos seletivos transparentes e fiscalização da sociedade civil.

Além disso, desenvolver projetos intersetoriais de cultura, como o turismo cultural, viabilizar a rede municipal de Pontos de Cultura, com espaço cultural, de memória e digital, interagindo com escolas e Organizações Não Governamentais (ONGs), criação de um calendário de atividades, promover a formação e qualificação de gestores e agentes culturais, além de ampliar a participação das pessoas com deficiência no setor cultural.

Também faz parte das propostas para o setor: Revisar o Plano Municipal de Cultura; Criar a Rota do Fumo como atrativo cultural na Vila São José, viabilizando a transformação da Estação Ferroviária daquela comunidade em ponto de cultura; Implantar o arquivo público municipal, preservando a memória documental histórica do município;

Revitalizar os equipamentos culturais já existentes como Casa da Cultura, Museu Zezito Guedes, Memorial da Mulher, dentre outros; Fomentar a participar da sociedade por meio do Conselho de Políticas Culturais; Criar o 1º Centro de Tradição de Arapiraca no Bairro de Canafístula, em que servirá como espaço permanente para o desenvolvimento da cultura e atrativo turístico.

A lista ainda tem incentivo à leitura, à escrita, à literatura de cordel, ao conhecimento.