Sertão

Indefeso, cachorro tem dois olhos arrancados em cidade do Sertão de Alagoas

Animal foi resgatado por uma idosa após a prática do crime; autor não foi identificado

Por 7Segundos 06/11/2020 10h10 - Atualizado em 06/11/2020 10h10
Indefeso, cachorro tem dois olhos arrancados em cidade do Sertão de Alagoas
Indefeso, cachorro tem dois olhos arrancados em cidade do Sertão de Alagoas - Foto: Redes Sociais


Uma imagem de um cachorro com os dois olhos arrancados tem causado indignação e revolta nas redes sociais. O crime ocorreu nesta quinta-feira (05) no município de Major Izidoro, no Sertão alagoano. O autor dessa crueldade ainda não foi identificado.

Segundo as primeiras informações, o cãozinho está sendo cuidado por uma idosa que resgatou o animal após a prática criminosa. Mas a idosa  não tem condições financeiras para ajudar no tratamento do animal que precisa de cuidados específicos para evitar que o ferimento causado pela retirada dos olhos não avance para um quadro infeccioso e possa causar outros danos.  

A Subseção de Santana do Ipanema da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas (OAB-AL), com o apoio da Comissão de Bem-Estar Animal da Seccional, está acompanhando o caso.

"Estão sendo tomadas todas as providências para dar andamento ao caso. "Nesta sexta-feira vamos entrar em contato com o Delegado Regional e em seguida vamos fazer contato com o Ministério Público. Esse é um crime de crueldade animal muito grave e todas as providências serão tomadas", Raul Teodósio, presidente da Subseção. 

Crime

No Brasil, maltratar animais de qualquer espécie é considerado CRIME AMBIENTAL, segundo prevê o art. 32 da Lei nº 9.605, de 1998, com pena de detenção de três meses a um ano e multa.Além da violência física, são considerados maus tratos contra os animais: o abandono em via pública; mantê-lo permanentemente acorrentado; não abrigar do sol e da chuva; mantê-lo em local pequeno, não higiênico e/ou sem ventilação adequada; não alimentar diariamente; negar assistência ao ferido; obrigar o animal a trabalho excessivo, etc.

A OAB/AL enviou nota oficial sobre o caso : 

A Subseção de Santana do Ipanema da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas (OAB-AL), com o apoio da Comissão de Bem-Estar Animal da Seccional, está acompanhando o caso de crueldade contra um cachorro, que teve os dois olhos arrancados nessa quinta-feira (5), no município de Major Izidoro.

De acordo com o presidente da Subseção, Raul Teodósio, serão tomadas todas as providências para dar andamento ao caso. "Nesta sexta-feira vamos entrar em contato com o Delegado Regional e em seguida vamos fazer contato com o Ministério Público. Esse é um crime de crueldade animal muito grave e todas as providências serão tomadas", afirmou.

A presidente da Comissão de Bem-Estar Animal, Rosana Jambo, também acompanhando a situação, explicou que o cachorro está sob o cuidado de uma idosa no município, que fez o resgate do animal após o crime. Segundo a presidente, a Comissão acionou a Polícia para que o suspeito seja identificado.

"A Ordem irá acompanhar esse caso de extrema crueldade. A Comissão de Bem-Estar Animal sempre se faz presente e vai auxiliar a Subseção de Santana do Ipanema, que abrange a área de Major Izidoro, nas diligências do caso para que providências sejam tomadas", afirmou o presidente da OAB-AL, Nivaldo Barbosa Jr.

r.