Saúde

Prefeitura muda marcador de exames na UBS da Canafístula e moradores reclamam

População afirma que não consegue denunciar situação na Ouvidoria do município

Por 7Segundos 27/10/2020 07h07 - Atualizado em 27/10/2020 11h11
Prefeitura muda marcador de exames na UBS da Canafístula e moradores reclamam
Bairro Canafístula - Foto: Arquivo/7Segundos

A marcação de exames pelo Sistema Único de Saúde (SUS) nem sempre é fácil, principalmente quando de tratam de média e alta complexidade, mas para parte dos moradores do bairro Canafístula, conseguir marcar um hemograma ou um raio X se transformou em uma missão quase impossível.

"Nunca houve dificuldade para fazer esses exames simples. Era só levar o encaminhamento do médico para o marcador de exame e pronto. A gente fazia a consulta e já saía do posto sabendo o dia e o local do exame. Mas agora algumas pessoas conseguem marcar e outras, não", afirma uma moradora, que entrou em contato com o 7Segundos.

Segundo informações, o antigo funcionário da Unidade Básica de Saúde da Canafístula que era responsável pela marcação de exames foi exonerado há cerca de um mês. No lugar dele, foi colocada outra funcionária contratada pela prefeitura, e, a partir de então, muitos dos usuários que precisam marcar exames, quase sempre ouvem que o exame "não está disponível".

"Por que quando era o antigo funcionário, sempre tinha exame disponível, e agora não tem? Cheguei a pensar que devia estar acontecendo algum problema entre a prefeitura e os laboratórios, mas depois fiquei sabendo que algumas pessoas conseguem exames, e outras não. Acho que essa mudança de funcionário e isso tudo tem a ver com a proximidade da eleição", declarou.

Um outro morador do bairro Canafístula, que pediu para não ser identificado na matéria, afirmou que a função de "marcador" de exames sempre foi uma indicação política. De acordo com ele, o antigo funcionário tinha sido indicado por um político e teria sido exonerado devido a aproximação com um candidato a vereador que mora na comunidade. "Simplesmente telefonaram para ele e disseram que não era mais para ele ir trabalhar. Ele não foi sequer transferido para outro local, foi exonerado mesmo. Depois que ele saiu, colocaram uma jovem que é ligada a administração municipal, mais uma vez, por indicação política", declarou.

Diante da dificuldade em marcar até mesmo exames simples, moradores já fizeram reclamações em emissoras de rádio, enviaram mensagens para o 7Segundos e tentaram fazer uma denúncia na Ouvidoria do município. "O problema é que eles ficam pedindo um monte de coisas como prova, que a gente não consegue. Em vez de facilitar e apurar as denúncias que a gente faz, acontece o contrário, eles fazem de tudo para impedir que a gente consiga denunciar de verdade", ressaltou.

A reportagem entrou em contato com a assessoria de comunicação da prefeitura de Arapiraca, mas até o fechamento da matéria nenhuma resposta havia sido encaminhada.