Eleições

Conselho convida candidatos para ouvir propostas de políticas para a Criança e Adolescente

Hector Martins e Gilvânia Barros foram os primeiros a fazerem reunião; a de Cláudio Canuto acontece na terça

Por 7Segundos 26/10/2020 17h05 - Atualizado em 26/10/2020 17h05
Conselho convida candidatos para ouvir propostas de políticas para a Criança e Adolescente
Reuniões acontecem na sede do Ministério Público Estadual em Arapiraca - Foto: divulgação

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), em conjunto com os Conselhos Tutelares e com o apoio do Ministério Público, deu início a uma rodada de discussão com os candidatos à prefeitura de Arapiraca sobre políticas voltadas a esse grupo minoritário. Hector Martins (Cidadania) e Gilvânia Barros (Solidariedade) já tiveram reunião com representantes dos órgãos.

"Nós convidamos todos os candidatos e candidatas à prefeitura para essas reuniões a partir da necessidade de abrir um diálogo com eles e também para saber o espaço que as políticas para a proteção da criança e do adolescente têm em seus projetos de governo. A pandemia e o pós-pandemia terão um grande impacto na situação da criança e do adolescente em situação de vulnerabilidade e a implementação de políticas que possam melhorar as condições e garantir o cumprimento do Estatuto é um dos desafios que o novo prefeito, ou nova prefeita terão pela frente", afirmou a presidente do CMDCA, Rosana Queiroz.

De acordo com ela, as reuniões com Hector Martins e Gilvânia Barros tiveram resultado positivo e serviram também para os órgãos de proteção relatarem para os candidatos quais devem ser as políticas prioritárias, levando em consideração a atuação desses órgãos no dia a dia.

"Hector Martins já tem um histórico nessa área. A mãe dele, professora Adijinã Martins, já fez parte do CMDCA e foi uma das articuladoras do Selo Unicef, e o Hector demonstrou grande conhecimento sobre a situação da criança e do Adolescente. Ele apresentou propostas de maneira geral e a gente sentiu que temos um canal de diálogo aberto com ele", declarou.

A presidente do Conselho afirmou também que percebeu que não há dificuldade de diálogo com Gilvânia Barros. "A candidata apresentou para a gente propostas voltadas principalmente para os cuidados com a primeira infância e demonstrou disposição em ouvir quando falamos sobre as precariedades que as crianças de outras faixas etárias também estão sujeitas", ressaltou.

A próxima reunião está marcada para esta terça-feira, com o candidato Cláudio Canuto (Patriota). Rosana Queiroz afirma que Luciano Barbosa confirmou participação. "Mas diante dos últimos acontecimentos, ainda não temos certeza sobre a reunião com ele", declarou.

Os encontros com Fabiana Pessoa (Republicanos), Tarcizo Freire (PP) e Lindomar Ferreira (PSOL) estão indefinidos. Os dois últimos não confirmaram presença até o fechamento da matéria. "O contato que fizemos com Fabiana Pessoa foi positivo. Ela disse que está com a agenda da campanha muito apertada, mas que vai tentar encontrar uma brecha para participar da reunião", declarou.