Viral

Jovem dá à luz no litoral de SP após achar que bebê era tumor: 'Surpresa'

Segundo ela, a barriga não cresceu e também não teve aumento de peso

Por G1 23/10/2020 21h09
Jovem dá à luz no litoral de SP após achar que bebê era tumor: 'Surpresa'
Elise nasceu de 'surpresa' com aproximadamente 39 semanas - Foto: Arquivo pessoal/Nathaly Lopes

Uma jovem de 19 anos descobriu que estava grávida instantes antes de dar à luz em um hospital de São Vicente, no litoral de São Paulo. Em entrevista ao G1 nesta quinta-feira (22), Nathaly Lopes explica que os médicos desconfiavam que ela estivesse com um mioma, um tumor uterino, pois estava sem menstruar há alguns meses. Ela afirma que não desconfiou da gravidez porque sua barriga não cresceu e ela não ganhou peso.

Em fevereiro, ela passou em consulta com um ginecologista devido à falta de menstruação. Na ocasião, após o exame de toque, o médico a diagnosticou com dor pélvica crônica e falou sobre a possibilidade de ser um mioma. “Ele me mandou fazer um ultrassom. Só que sempre que eu ia fazer, a máquina estava quebrada, para a minha 'sorte'”, afirma.

Ao longo dos meses, Nathaly continuou sentindo muitas cólicas. Depois de alguns meses, a jovem conseguiu fazer um convênio e iria passar por uma consulta em um especialista nesta quarta-feira (21), no entanto, um dia antes, as dores ficaram insuportáveis no abdômen e ela teve que ser socorrida as pressas para o Hospital São José, onde descobriu que estava grávida.

“Quando eu cheguei no hospital, minha filha estava sem o batimento cardíaco e tive que ir direto para a emergência para fazer o parto. A médica falou que a possibilidade é de que ela nascesse morta”, conta. Segundo a mãe, a equipe médica informou que a jovem estava com aproximadamente 39 semanas de gestação, de acordo com a dilatação.

“Os médicos falavam que se eu estava sem menstruação desde fevereiro, minha barriga deveria estar enorme. Minha barriga basicamente não cresceu. Eu não engordei nada, não dava para desconfiar que era uma gravidez. Usando 38 e 40 de vestimenta”, afirma.

‘Mioma se chama Elise’


Com a chegada da bebê, as amigas da jovem fizeram postagens nas redes sociais brincando que ‘o mioma era a Elise’, que nasceu com 47 centímetros e 2.850 kg. Apesar do susto, a criança se recupera bem do parto de emergência. “Foi uma surpresa e nem é meu aniversário”. Ela acredita que a chegada da menina foi um presente, já que há cerca de um ano, perdeu a mãe que tinha câncer.

“Em novembro, completaria um ano do falecimento da minha mãe. Quase um ano depois, eu recebo a notícia de que sou mãe. Eu acho que foi um presente dos céus”, explica. O nome foi escolhido há alguns anos, durante uma conversa entre a jovem e a mãe. “Como ela tinha se apaixonado pelo nome, na época, permaneceu a promessa”, finaliza.