Acidentes

Alunos de Arapiraca encerram ciclos de capacitação de projetos do MP e recebem certificados

Entrega de certificados ocorreu nesta quinta-feira(22)

Por 7segundos com Assessoria 23/10/2020 10h10
Alunos de Arapiraca encerram ciclos de capacitação de projetos do MP e recebem certificados
Alunos de Arapiraca encerram ciclos de capacitação de projetos do MP e recebem certificados - Foto: Assessoria

Na tarde desta quinta-feira (22) cerca de 100 adolescentes e 55 adultos receberam, a certificação após participaram dos projetos Recomeçar e MP Empoderador desenvolvidos pelo Ministério Público Estadual (MPAL). As cerimônias foram realizadas no Ginásio do Sesc de Arapiraca.

Os jovens concluíram os cursos de informática básica, assistente administrativo e assistente de marketing e vendas. Todos eles foram ofertados graças a parceria formalizada entre o Ministério Público, a Fecomércio e o sistema S, a exemplo do Senac, além das várias empresas da cidade.

Os adolescentes beneficiados vivem em condições de vulnerabilidade social e foram escolhidos justamente para que lhes fosse oferecida a oportunidade de uma capacitação. “Esse é um projeto que tem uma missão muito nobre: oferecer uma chance ao adolescente que vive numa situação vulnerável e de risco de entrar no mercado de trabalho", declarou o procurador-geral de Justiça, Márcio Roberto Tenório de Albuquerque.

O projeto Recomeçar quando começou, acolhia apenas adolescentes infratores, em conflito com a lei, na tentativa de oferecer a eles uma qualificação profissional para que não mais praticassem qualquer ato infracional. Mas, logo ele cresceu e passou a beneficiar também jovens que vivem em condição de vulnerabilidade social. "Enxergamos que esse público também precisava de ajuda e fomos em busca de capacitação, o que conseguimos graças a sensibilidade de todos os nossos parceiros", afirmou a promotora Viviane Karla Farias.


MP Empoderador

Já durante a noite, aconteceu a solenidade de encerramento da primeira fase do projeto MP Empoderador, coordenado pelo subprocurador-geral administrativo institucional, Válter Acioly.

Com a conclusão do “Curso de Técnicas de Autocomposição”, voluntários foram capacitados para atuar na resolução consensual de conflitos no bairro Planalto. Ao todo, foram 100 horas/aula ministradas, sendo 40 horas teóricas e mais 60 horas práticas.

“Entre outubro de 2019 e fevereiro deste ano, selecionados moradores do Planalto com perfil de atuar na mediação de conflitos, de forma que eles se tornassem multiplicadores da cultura da paz. É uma capacitação que entendemos ser importantes porque isso resulta na resolução de problemas que deixam de ir parar na justiça. Uma nova capacitação ocorrerá, no bairro Manoel Teles”, anunciou  Válter Acioly.

O promotor Rogério Paranhos, que também integra o projeto, ressaltou o caráter voluntário do MP Empoderador. “Todos os mediadores de conflito são voluntários dispostos a ver a realidade da sua comunidade transformada por meio da implantação da cultura da paz. O MP Empoderador quer exatamente isso: fazer com que deixemos as diferenças de lado em prol da resolução de conflitos”, disse ele.