Arapiraca

Com homenagem aos policiais destaques da unidade, 3º BPM comemora 38 anos de história

A Unidade Operacional da PM se chama “Batalhão Tenente João Bezerra da Silva”, em homenagem ao comandante da volante alagoana que exterminou o bando de Lampião

Por 7Segundos com Assessoria 22/10/2020 13h01 - Atualizado em 22/10/2020 13h01
Com homenagem aos policiais destaques da unidade, 3º BPM comemora 38 anos de história
Com homenagem aos policiais destaques da unidade, 3º BPM comemora 38 anos de história - Foto: Assessoria

O 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM), situado em Arapiraca, no Agreste do Estado, celebra 38 anos de história, nesta sexta-feira ( 23). Para a data não passar em branco, devido ao protocolo sanitário com relação ao Covid-19, a unidade militar organizou nesta quinta-feira (22) uma homenagem aos Policiais Militares que se destacaram no primeiro semestre do ano. Foram homenageados onze militares do Batalhão, que se destacaram na apreensão de armas e drogas durante a primeira metade de 2020.

Estiveram presentes no evento o comandante da unidade, TC Palmeira, o subcomandante, Major Lima Lins, o comandante do CPAI-II, TC Azevedo e o comandante do CPI, TC Pantaleão, além de oficiais e praças pertencentes ao 3º Batalhão.


História cronológica do Batalhão

23 de Julho de 1936 - Criação do 2º Batalhão de Infantaria da Força Policial em Maceió/AL, sendo deslocado para Santana do Ipanema/AL, tendo como primeiro comandante o Coronel José Lucena de Albuquerque Maranhão, maior inimigo conhecido do cangaceiro Lampião.

28 de Julho de 1938 - A famosa volante do Tenente João Bezerra da Silva põe fim ao cangaceiro Lampião e seu bando. Após o massacre de Angicos e voltando a paz ao Sertão, o 2º Batalhão foi reinstalado em Maceió/AL.

08 de Janeiro de 1961 - Novamente devido ao clima de intranquilidade, o 2º Batalhão retorna à cidade de Santana do Ipanema/AL.

31 de Julho de 1962 - Retomada a paz em Santana do Ipanema/AL, o 2º Batalhão retorna à capital alagoana com sede nas instalações da atual Academia de Polícia Militar de Alagoas, tendo como locação, onde hoje está instalado o auditório.

24 de Março de 1977 - O 2º Batalhão é transformado em 3º Batalhão de Polícia Militar e recebe o nome de “Batalhão Coronel Lucena”, em homenagem ao seu primeiro comandante.

23 de Outubro de 1982 - O 3º BPM é deslocado para a cidade de Arapiraca/AL, para atuação no Agreste e Sertão do Estado de Alagoas, com um efetivo inicial de aproximadamente 350 homens, e um busto em homenagem ao Coronel Lucena Maranhão, é erguido em sua sede. Nesta data é comemorado o aniversário da Unidade em Arapiraca.

Ano de 1992 - É denominado “Batalhão Tenente João Bezerra da Silva”, em homenagem ao comandante da volante alagoana que exterminou Lampião em 28 de julho de 1938.

Ainda em 1992 - É criado o 7º BPM em Santana do Ipanema/AL, para atuação no Sertão do Estado, herdando a antiga denominação do 3º BPM: “Batalhão Coronel Lucena”, e o busto erguido em Arapiraca é transferido para Santana do Ipanema, onde permanece até os dias atuais.



Sobre o Tenente João Bezerra


O Tenente João Bezerra da Silva é um dos homens que mais marcaram a história da briosa Polícia Militar do Estado de Alagoas, rendendo-lhe esta justa homenagem por ter sido o comandante da volante alagoana que exterminou o bando de Lampião.