Viral

Reality é cancelado após público denunciar participante com tatuagens de apologia ao nazismo

Emissora alegou que números marcados no rosto de Darren Lumsden, do programa 'The Chop', faziam referência a eventos de sua vida pessoal

Por Monet 21/10/2020 15h03 - Atualizado em 21/10/2020 15h03
Reality é cancelado após público denunciar participante com tatuagens de apologia ao nazismo
O carpinteiro Darren Lumsden - Foto: Reprodução/Redes Sociais

Um inofensivo programa que escolheria o "melhor carpinteiro do Reino Unido" acabou gerando tamanha controvérsia que acabou tendo seu lançamento, que aconteceria na próxima quinta-feira, cancelado. Tudo porque um de seus participantes, um grandalhão que ostentava o rosto completamente tatuado, foi acusado - com provas - pelos espectadores de ostentar várias marcas de apologia ao nazismo.

Darren Lumsden estrelou um trailer do programa, compartilhado no Twitter: "Conheça o Lenhador, o cara-com-todas-as-tatuagens ou Darren, como gostamos de chamá-lo", dizia a legenda do post já deletado pelo canal Sky History. Não demorou muito para os espectadores retirarem o véu folclórico e descobrirem chocantes marcas estampadas no rosto do competidor.

Logo de cara, muitos apontaram "88" proeminente em sua bochecha - que consideraram um símbolo que faz referência à saudação nazista "Heil Hitler", já que 8 representaria a letra "H", a oitava do alfabeto. O número também faria referência a um trecho de 88 palavras do livro 'Minha Luta', escrito pelo nazista. O participante e o canal correram para explicar que o número era referência a 1988, ano em que o pai de Lumsden faleceu.

Entretanto, outros número descobertos pelos espectadores corroboram para a "teoria do supremacista branco": vários outros símbolos suspeitos foram detectados na pele de Darren, incluindo 23 e 16 tatuados em suas têmporas, supostamente representando o equivalente numérico do 'poder branco' (a 23ª letra do alfabeto é "W" e a 16ª, "P", iniciais de "white power"). Como se as três marcas já não fossem o bastante, também foi encontrada a inscrição do número 14 - referência às "14 palavras" de um slogan supremacista branco -, e a runa sig, que se parece com um raio, também largamente usada durante o regime nazista e, posteriormente, por seus seguidores.

Apesar das provas, ainda houve insistência por parte do canal e de Darren em afirmar que os símbolos não tinham "significado político ou ideológico", mas o Dr. Adam Rutherford, autor do livro "How to Argue with a Racist" ('Como Discutir com um Racista', sem versão em português), detectou outros vários símbolos no rosto do "Lenhador": 18, que representariam "A" e "H", iniciais de "Adolf Hitler"; 1/11 (AK, Aryan Knights - Cavaleiros Arianos em português); 311, 3 K = KKK; e 109, que seria referência aos países de onde os judeus teriam sido expulsos.Na dúvida, a atração teve o lançamento cancelado e os vídeos de Darren todos excluídos das redes sociais do canal, que agora afirma estar investigando o caso para dar continuidade - ou não - ao projeto.