Covid -19

Alagoas apresenta estabilidade no controle da Covid-19 mas Estado permanece na fase azul

Renan Filho apontou uma estabilidade da doença no Estado

Por 7Segundos 21/10/2020 15h03 - Atualizado em 21/10/2020 15h03
Alagoas apresenta estabilidade no controle da Covid-19 mas Estado permanece na fase azul
Renan Filho em entrevista coletiva nesta quarta-feira (21) - Foto: Reprodução Redes Sociais

O Governador de Alagoas, Renan Filho, apresentou, em entrevista coletiva na tarde desta quarta-feira (21), os dados da matriz de risco que mostram o controle da pandemia da Covid-19 no Estado. De acordo com o governador, “apesar da matriz colocar todos as diretrizes para passar para fase verde, o Estado vai permanecer na fase azul”. Novo decreto será publicado nesta quinta—feira (22).

Renan Filho apontou uma certa estabilidade da doença em todo o Estado, que permanece na fase azul, com um risco moderado. Ainda segundo o governador, “Alagoas está caminhando para a fase verde, de risco controlado, e para o novo normal”.

De acordo com os dados apresentados, não há elevação de óbitos e nem de ocupação de leitos. Na última semana, o interior teve nove óbitos, e representou a semana com menor números de óbitos, desde o pico, na semana 25, que foram registradas 120 mortes.

O Estado também apresenta um número acima de 10 leitos para cada 100 mil habitantes exclusivos para Covid-19.

Nessa nova fase serão flexibilizadas o retorno das aulas para adultos, pessoas acima de 18 anos, nos mais variados níveis, como superior e profissionalizantes. Em relação ao retornos das atividades para crianças, “ vamos verificar o impacto nas aulas do retorno com os adultos para definir o caminho na educação de crianças e jovens”, disse Renan Filho. As aulas podem ser retomadas a partir da próxima segunda-feira (26), porém cada município tem a autonomia de definir se está pronto para esse retorno das aulas.

Tampem serão flexibilizadas retorno atividades esportivas físicas coletivas em pequenos grupos, e em academias,e a partir do final do mês serão retomadas as visitas no sistema prisional. Cinema e teatros ainda estão em avaliação.

Em relação a vacina, o secretário de saúde Alexandre Ayres disse que há uma expectativa de vacinar os alagoanos do grupo risco em janeiro de 2021.