Covid -19

Laboratórios da Ufal recebem equipamentos para pesquisas do combate a Covid-19

O Observatório de Pandemias, Crises, Calamidades Públicas e Emergências do Estado de Alagoas prevê, entre outras atividades, a aquisição de equipamentos PCR em tempo real para diagnóstico da presença do vírus

Por 7Segundos com Ufal 21/10/2020 14h02
Laboratórios da Ufal recebem equipamentos para pesquisas do combate a Covid-19
Pesquisas que auxiliam no combate à Covid-19 - Foto: Assessoria

O repasse feito pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) para aquisição de equipamentos na ordem de R$1,2 milhão, recursos do Ministério da Educação (MEC), para o combate da covid-19 avança mais uma etapa. Trata-se da chegada de diversos maquinários e equipamentos, que vão atender grupos de pesquisas variados em diferentes unidades acadêmicas e nos campi fora de sede, para estruturação de laboratórios para a realização de exames clínicos moleculares sobre o coronavírus e pesquisas em saúde.

As unidades acadêmicas envolvidas contempladas por meio de Termo de Execução Descentralizada (TED) envolvem o Instituto de Biologia e Ciências da Saúde (ICBS), Instituto de Ciências Farmacêuticas (ICF), Faculdade de Medicina (Famed), Centro de Ciências Médicas e Enfermagem do campus Arapiraca, o Centro de Ciências Agrárias (Ceca) e o Instituto de Física (IF). Essa captação específica, envolvendo as unidades descritas antes, atendeu exigências detalhadas pelo ministério financiador para aplicação em equipamentos laboratoriais e de combate direto à covid-19.

“Os equipamentos vão auxiliar pesquisadores para entender melhor o Sars-CoV-2, mas principalmente a entender formas de combate das sequelas no pós-pandemia, a exemplo do que ocorreu com a Zika e Chikungunya. Prezamos a vida, a ciência e o compromisso social como indicadores da nossa gestão”, pontuou o reitor Josealdo Tonholo.

Componente da aquisição por meio do TED, via contratação da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes), a iniciativa foi resultado de conversas com diretores e pesquisadores em Alagoas, contemplando projetos que se revertem em mais de 50 itens adquiridos que já começaram a chegar.

Trabalho integrado


O Observatório de Pandemias, Crises, Calamidades Públicas e Emergências do Estado de Alagoas prevê, entre outras atividades, a aquisição de equipamentos PCR em tempo real para diagnóstico da presença do vírus. É importante lembrar que, embora as fases de retomada tenham mudado, a pandemia permanece e por isso as pesquisas são necessárias.

Chamada Interna


No final de abril, a Pró-reitoria de Gestão Institucional (Proginst) da Ufal publicou o resultado final dos projetos habilitados pela Chamada Interna nº 01/2020. Foram 25 projetos habilitados. A iniciativa teve como objetivo receber propostas de pesquisa, diagnósticos, planos de ação, monitoramento e desenvolvimento de estratégias que visam combater a covid-19, pandemias, desastres naturais, calamidades, situações de emergências e crises. O banco de projetos é uma reserva temática para submissão de verbas específicas no combate ao coronavírus.