Educação

Ufal está com inscrições abertas em mestrado e doutorado em Bioquímica e Biologia

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas obrigatoriamente pela internet até o dia 31 de outubro de 2020

Por 7Segundos com Ufal 21/10/2020 14h02 - Atualizado em 21/10/2020 14h02
Ufal está com inscrições abertas em mestrado e doutorado em Bioquímica e Biologia
UFAL - Foto: Reprodução

Estão abertas as inscrições para mestrado e doutorado em Bioquímica e Biologia Molecular (PMBQBM) promovidas pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propep) e a Coordenação do Programa de Pós-Graduação vinculado ao Instituto de Ciências Farmacêuticas (ICF), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). No total, 13 vagas estão sendo ofertadas, sendo sete para o mestrado e seis para o doutorado. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas obrigatoriamente pela internet até o dia 31 de outubro de 2020. Os interessados devem acessar a página Sbbq, e também se inscrever através deste link.

O processo seletivo é constituído das seguintes etapas: Prova A sobre conhecimento nas áreas de Bioquímica e Biologia Molecular, com duração máxima de 3h, prova B de suficiência na língua inglesa ou certificado de proficiência em inglês, com duração máxima de 2h, prova C, composta de arguição sobre o projeto de pesquisa e por fim, a análise do histórico escolar e do currículo.

O programa é realizado em associação com outras 14 instituições como forma de fortalecer a área de bioquímica e biologia molecular no país. A partir desse programa os alunos podem cursar disciplinas em diferentes instituições e realizar pesquisas conjuntas. Na Ufal as investigações são realizadas na área de genética do câncer, imunologia, microbiologia, taxonomia, bioquímica de insetos, bioquímica de lectinas, controle do metabolismo mitocondrial e no estudo de proteases.

Para participar o aluno deverá anexar os documentos junto com o projeto de pesquisa no formato em PDF no sistema de inscrição online e no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa). Poderão concorrer às vagas reservadas às Políticas de Ações Afirmativas os candidatos que se autodeclararem-se como negros ou pardos, indígena e considerados portadores de necessidades especiais.

Os alunos aprovados no processo de seleção farão suas matrículas de acordo com o calendário da IES. A validade da aprovação no processo Seletivo de Ingresso, para efeito de matrícula no Programa, é de um ano, a contar da data de divulgação do resultado final, mediante a disponibilidade de vagas e avaliação classificatória.

Confira o edital