Arapiraca

Feira de animais movimenta comerciantes e produtores em Arapiraca

A reabertura aconteceu seguindo os protocolos, segundo informou o médico veterinário Emanuel Wianes Duarte Barros

Por 7segundos 19/10/2020 13h01 - Atualizado em 19/10/2020 17h05
Feira de animais movimenta comerciantes e produtores em Arapiraca
Feira de animais movimenta Arapiraca as segundas-feiras - Foto: Jânio Barbosa/7segundos

A feira de animais de Arapiraca foi reaberta, com adoção das medidas de prevenção contra o novo coronavírus (Covid-19). Com o acompanhamento do Conselho Regional de Medicina Veterinária e da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal), é obrigatório o uso de máscara e material de higienização. Os feirantes também devem respeitar o distanciamento. A retomada da feira de animais é considerada fundamental, principalmente para o homem do campo, que necessita negociar seus animais.

Nesta segunda-feira (19), a reportagem do portal 7segundos esteve na feira, que funciona no antigo matadouro, próximo ao Lago da Perucaba, onde conversou com o médico veterinário Emanuel Wianes Duarte Barros, administrador da feira. Vale destacar que dos 102 municípios alagoanos, apenas quatro estão devidamente legalizados com todos os protocolos de funcionamento, entre eles Arapiraca. “ Tem que seguir todo protocolo exigido, tanto pela ADEAL, quanto pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária e o protocolo do Governo do Estado. E o acesso só é possível através da apresentação da chamada GTA, que é a Guia de Trânsito Animal”, informou Emanuel Barros.

Ainda de acordo com o administrador, para que a feira possa funcionar regularmente é preciso oferecer a segurança que os animais são de origem, sadios e que podem ser comercializados. Muito embora seja mais conhecida como a feira de gado, no local são comercializados bovinos, caprinos e ovinos. Devido a pandemia de Covid 19 houve uma redução, porém, existe uma média de 500 a 600 pessoas que circulam no loocal todas as segundas-feiras, sendo informou Emanuel Wianes Duarte Barros. “Tanto no tocante aos comerciantes, quanto aos produtores e o público em geral”, informou o administrador da feira.

Fonte de renda


A feira é considerada uma importante fonte de renda e envolve pessoas de Arapiraca, Feira Grande, Craíbas, Lagoa da Canoa, Girau do Ponciano, Traipu, Campo Grande, Campo Alegre, entre outros municípios. A movimentação começa geralmente às 5 horas da manhã.