Eleições

[Vídeo] MP eleitoral vai investigar distribuição de vale combustível por Fabiana Pessoa

Promotor Rogério Paranhos está levantando informações a partir de vídeo e imagens divulgados

Por 7Segundos 19/10/2020 17h05 - Atualizado em 19/10/2020 18h06
[Vídeo] MP eleitoral vai investigar distribuição de vale combustível por Fabiana Pessoa
"Vale combustível" distribuído a participantes de carreata não tem dados exigidos em recomendação do MP Eleitoral - Foto: Cortesia

O Ministério Público Eleitoral deve abrir um procedimento para investigar a distribuição de vales de combustível pela coligação "Juntos somos todos Arapiraca", encabeçada por Fabiana Pessoa (Republicanos). A apuração sobre o caso tem como base um vídeo amplamente compartilhado em um aplicativo de mensagens que mostra uma grande fila de carros, trazendo adesivos na candidata, aguardando abastecimento em um posto de combustíveis localizado na rodovia AL-220 e de uma imagem que mostra uma folha de nota do estabelecimento com um santinho da Fabiana.

Ao tomar conhecimento da situação, o promotor eleitoral da 22ª Zona, Rogério Paranhos, passou a buscar mais informações, com o objetivo de iniciar uma investigação sobre o caso. Ao 7Segundos, ele afirmou que irá notificar o posto de combustíveis para que o proprietário preste esclarecimentos.

A nota e o santinho distribuídos aos motoristas seriam um "vale combustível" supostamente para a participação de uma carreata. A Justiça Eleitoral admite que os candidatos distribuam combustível para participantes de carreatas. Mas, na semana passada, Rogério Paranhos e o promotor da 55ª Zona Eleitoral Saulo Ventura, emitiram uma recomendação aos postos de combustíveis com o objetivo de controlar a distribuição de combustível e impedir que seja utilizada com finalidade de compra de voto.

Conforme a recomendação "em caso de abastecimento para fins de carreatas e eventos de campanha, não formalizados através de contrato prévio e escrito, o que deve ocorrer excepcionalmente, que sejam emitidas notas fiscais para cada um dos abastecimentos realizados com o CPF de cada um dos condutores dos veículos e a anotação de quem fez o referido pagamento (CPF/CNPJ) de maneira geral para informação à Promotoria Eleitoral", como está descrito no documento.

No entanto, no vale combustível de Fabiana Pessoa, a única informação que consta é de que a nota vale 10 litros de gasolina comum, fazendo referência ao número da candidata, entregue junto com o santinho. Não há qualquer referência ao CNPJ da campanha e nem dados do condutor do veículo que recebeu a gasolina.