Arapiraca

Diagnóstico precoce de câncer ajuda na saúde do corpo e na questão financeira

O alerta é feito pela médica Bertha Mendes, especializada no setor de oncologia do Chama

Por 7 segundoscom Claudio Barbosa e Jânio Barbosa 17/10/2020 12h12 - Atualizado em 17/10/2020 13h01
Diagnóstico precoce de câncer ajuda na saúde do corpo e na questão financeira
Dra Bertha Mendes, médica especializada no setor de oncologia do Hospital Chama - Foto: Jânio Barbosa/7segundos

Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e, mais recentemente, sobre o câncer de colo do útero. O Portal 7segundos conversou com a Dra Bertha Mendes, médica especializada no setor de oncologia do Hospital Chama, em Arapiraca, no Agreste do Estado. O câncer de mama é o que mais afeta as mulheres, mas não é sentença de morte. Ela alerta que o diagnóstico precoce ajuda no tratamento e até mesmo na questão financeira, porquer reduz os custos .

A médica especialista relatou não dispor dos dados específicos para Arapiraca e região Agreste, “mas de acordo com a estimativa do Instituto Nacional de Câncer (INCA), são previstos 620 casos novos de câncer de mama no Estado de Alagoas em 2020. No dia a dia do Hospital (CHAMA) o câncer de mama é o mais comum nas mulheres. É o que mais faz as mulheres procurarem o serviço oncológico e é, também, a maior causa de morte por câncer no Nordeste e em Alagoas. É o câncer que mais mata,” explicou Bertha Mendes. Ela também fez um alerta quanto ao câncer de pele, muyito comum na nossa região.

“Na região Norte, é a única região do Brasil onde a gente tem uma mudança e o câncer de colo de colo do útero passa a ser o primeiro mais incidente. Mas na região Nordeste, como no restante do Brasil, o câncer de mama é o mais comum,” destacou Bertha Mendes. Outra preocupação é o com a subnotificação, com isso, o número de casos deve ser maior.

Pacientes jovens


Bertha Mendes mostrou sua preocupação com o fato de, em Alagoas, haver um grande número de casos em pacientes jovens. Segundo ela, 40% das pacientes do Estado de Alagoas são jovens, com menos de 40 anos de idade.

“Isso faz com que a gente tenha uma atenção especial, porque a mulher jovem também tem câncer de mama. Porque muitas vezes a gente recebe pacientes que foram ao Hospital com nódulos na mama, que identificaram, e os médicos dizem você é muito nova para ser câncer de mama. Isso não é verdade. Isso é um pensamento do passado. Hoje a gente sabe que o câncer de mama está com uma incidência maior em pacientes mais jovens,” concluiu.

Câncer de mama no homem


De acordo com Bertha Mendes, o câncer de mama no homem é mais raro e tem muito haver com o histórico familiar. “Na verdade, qualquer homem que tenha um nódulo na mama, acima dos 50 anos de idade, é um sinal de alerta. Ele tem que procurar uma unidade de saúde”.

“Não é aquela mama crescida, é um caroço endurecido na mama, vamos dizer assim. Se notou um caroço na mama e tem mais de 50 anos, é um sinal de alerta, tem de procurar imediatamente a Unidade de Saúde”, explicou.

Não é sentença de morte


A médica reforçou que o diagnóstico de câncer não é uma sentença de morte. “Muito comum as pacientes notarem um nódulo na mama e não procurarem a assistência de saúde, porque acham que vão morrer. Que câncer não tem cura. O que a gente mais luta é que não façam isso, não retardem o diagnóstico. Porque o câncer tem cura no diagnóstico precoce,” esclareceu Bertha Mendes.

Segundo a médica, nos estágios iniciais um e dois, “eles chegam a ter entre 80 a 100% de cura”. Ressaltando que é um tabu que precisa ser quebrado, Bertha Mendes foi clara ao afirmar que a maior chance de cura é para quem inicia o tratamento precocemente. E o tratamento inicial evita, inclusive, a retirada da mama.

Custos


O tratamento do câncer envolve diversos procedimentos, que podem incluir medicamentos, cirurgias, sessões de quimioterapia e radioterapia, internação, entre outros. Isso torna o tratamento caro e traz mais um problema para muitas famílias. De acordo com Bertha Mendes, isso torna o tratamento precoce ainda mais necessário, “quanto mais cedo iniciar o tratamento, menos caro vai ficar”.

“Hoje, o tratamento de um câncer de mama em estágio três pode chegar a 300 mil dólares. Se a gente tem 30% das pacientes hoje no Brasil em estágio três, essa conta vai passar dos 15 bilhões de reais. Não tem como pagar. Pro nosso PIB não dá”, ressaltou a médica. E, por conta desses custos, existem muitas judicializações. Ainda segundo Berttha Mendes, esses valores se referem somente ao câncer de mama.

A médica alertou que é preciso valorizar o diagnóstico precoce, passando pelo trabalho dos agentes de saúde, para que conscientizem essas pacientes para que- mesmo não sentindo nada- procurem fazer a mamografia. Para ela, só o tratamento precoce poderá, inclusive, evitar a retirada de dinheiro da atenção básica. A pandemia ocasionou um certo atraso, mas agora é buscar recuperar esse tempo, aconselhou Bertha Mendes.