Arapiraca

Visitas a cemitérios estão suspensas no dia de finados em Arapiraca

A medida é válida para cemitérios públicos e privados. A decisão é para evitar aglomerações em virtude do Covid 19

Por 7segundos 16/10/2020 14h02
Visitas a cemitérios estão suspensas no dia de finados em Arapiraca
Cemitério Pio XII em Arapiraca - Foto: Assessoria

As visitas aos cemitérios públicos e privados de Arapiraca continuam suspensas, conforme determinação do Decreto Municipal para a Fase Azul, do planejamento de Distanciamento Social Controlado (DSC), adotado no Estado, em virtude da pandemia da Covid-19. Com isso, as visitas a cemitérios de Arapiraca estão suspensas no Dia de Finados, celebrado no dia 2 de novembro.

Além das tradicionais visitas dos familiares, também não está permitida a lavagem dos túmulos, comercialização de flores, velas e outros produtos na frente dos cemitérios. A celebração das missas nos cemitérios também estarão suspensas este ano.

A decisão, prevista no decreto, que prorroga as medidas de emergência durante a pandemia, tem o objetivo de evitar aglomerações e prevenir contágio por coronavírus.

“Sabemos que esta é uma data tradicional para visitação aos cemitérios, quando muita gente quer prestar homenagens aos seus ente queridos. Mas o mundo todo vive um momento atípico, ainda sem definição para o fim da pandemia. Por isso, neste momento, nós também devemos nos preocupar com a preservação da vida, evitando aglomerações e seguindo as normas sanitárias de segurança”, destacou Vanessa Sampaio, secretária de Serviços Públicos.

A secretária ainda ressalta que a determinação está expressa em decreto. “As medidas adotadas estão embasadas no Decreto Nº 2.668/2020, nos artigos 20 e 21, referente às medidas de emergência durante a pandemia, que fazem referência às atividades nos cemitérios desta municipalidade.