Viral

Professor cria personagem divertido para visitar estudantes e evitar evasão escolar

Lucimar Menezes se veste de Maria Bolonha e vai até a casa dos alunos com menos de 70% de atividades feitas e participação nas aulas on-line

Por GShow 15/10/2020 19h07
Professor cria personagem divertido para visitar estudantes e evitar evasão escolar
Professor de Goiás vira Maria Bolonha, personagem que visita estudantes em casa - Foto: Globo

A evasão escolar é um problema antigo no Brasil, mas piorou durante a pandemia de Covid-19. Nos últimos meses, os professores têm sido desafiados a manter os alunos ainda mais interessados nas aulas e com bom rendimento.

Exemplo disso é Lucimar Menezes, professor e gestor de uma escola em Goiás, que criou uma personagem bem-humorada, a professora Maria Bolonha. Ela vai até a casa dos alunos com menos de 70% de atividades realizadas e participação nas aulas on-line. Maria Bolonha procura entender o que ocorre com cada aluno para, assim, poder ajudar.

Segundo ele, a iniciativa dá certo: "Tem funcionado. Pela alegria e pelo humor da situação, e também pela vergonha. Muitos alunos ficam: 'pô, está me fazendo pagar mico.' Em decorrência da pandemia e também de os alunos estarem deprimidos e afastados da escola, religa esse elo com a escola e o professor. Faz com que eles voltem a estudar, mesmo à distância."

Lucimar Menezes contou no Encontro com Fátima Bernardes que ele mesmo já teve que deixar a escola por três anos, ainda na juventude. "Foi dos 11 aos 14 anos esse afastamento por dois motivos. Primeiro a necessidade de trabalhar para complementar a renda familiar e também a violência na escola. Cheguei a perder um colega. Ele foi assassinado na porta do colégio. Sempre utilizo essa história para motivar os professores e alunos", disse o professor.