Educação

Campus do Sertão da Ufal se prepara para receber servidores

Ufal adotou as medidas de segurança sanitária durante o Período Letivo Excepcional (PLE) que começou nesta terça-feira (13)

Por 7Segundos com Ufal 14/10/2020 14h02
Campus do Sertão da Ufal se prepara para receber servidores
Ufal Campus do Sertão - Foto: Assessoria

A direção do Campus do Sertão da Ufal, em Delmiro Gouveia, vem adotando as medidas de segurança sanitária para garantir que docentes, técnicos e terceirizados possam utilizar os espaços físicos das salas de aula, além de equipamentos, durante o Período Letivo Excepcional (PLE) que começou nesta terça-feira (13)

A utilização dos espaços físicos, que atende ao disposto no Art. 39 da Resolução 34/2020 do Consuni/Ufal, deve ser autorizada ou regulamentada pelo Conselho de cada unidade acadêmica ou campus e não deve caracterizar aula presencial ou atividade obrigatória exigida no plano de ensino. A utilização é apenas para planejamento ou elaboração das atividades síncronas, assíncronas e de materiais didáticos.

Agendamento


Para fazer uso dos espaços, é preciso agendar, no mínimo, com 72h de antecedência. É necessário também seguir protocolo de segurança estabelecido pela instituição, disponibilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) no local, além de testagem periódica para os servidores que passarem a utilizar esses espaços.

A orientação é que o servidor que for usar os espaços físicos e equipamentos apresente a programação de horários de uso semanal para o período do PLE. Nos casos de uso esporádico, basta o agendamento prévio.

No uso de salas e auditórios, além do agendamento, os docentes devem ter atenção para as seguintes medidas: no estacionamento de veículos, deixar um espaço entre os carros; garantir o distanciamento social, respeitando a distância mínima de um metro e meio entre mesas e cadeiras; manter os ambientes ventilados; utilização de máscaras e aferição de temperatura na entrada de salas e auditório.

Medidas de segurança adotadas


A direção do Campus do Sertão já implementou algumas medidas recomendadas pelo Protocolo de biossegurança para retorno das atividades nas Instituições Federais de Ensino, de Julho 2020, adotado pelo Ministério da Educação (MEC).

Foram colocados tapetes sanitizantes (umedecidos com quaternário de amônia) na porta de acesso e nas portas de salas de aula. De forma regular, é feita a sanitização dos espaços utilizando quaternário de amônia. Um pulverizador costal foi adquirido para limpeza das áreas externas.

EPIs, a exemplo de máscaras descartáveis, já foram adquiridas e a orientação aos servidores é o uso constante das máscaras de proteção ao adentrar no campus. Foram instalados 28 dispenses de álcool em gel nas áreas externas e de uso comum; instalação de 27 dispenses de sabonete líquido e de papel toalha em todos os banheiros; disponibilização de álcool em gel e em líquido nas salas de aulas e laboratórios que serão utilizados nas aulas remotas.

Em relação à testagem periódica, foi feita a solicitação dos equipamentos necessários à Gestão Central da Ufal.

Mais medidas de proteção e prevenção


A direção do campus organizou as equipes para trabalhar de forma escalonada, como medida de distanciamento social. Servidores e colaboradores do grupo de risco continuarão no trabalho remoto.

O uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) foi priorizado para a realização de reuniões e eventos. Em caso de necessidade, o encontro presencial será realizado, sempre que possível, em ambientes com portas e janelas abertas para ventilação do ambiente.

A rotina de limpeza do ambiente de trabalho e dos equipamentos de uso individual também foi organizada de modo a diminuir o risco de contágio. Avisos com informações sobre proteção e prevenção à covid-19 foram distribuídos pelo local.

As medidas de higiene e proteção individuais continuam mantidas e serão reforçadas durante o PLE, a exemplo do uso de máscaras cobrindo boca e nariz, regras de etiqueta respiratória em casos de tosse e espirros, além da lavagem das mãos com água e sabão ou higienização com álcool em gel 70%.

Cumprimentos com aperto de mãos, beijos ou abraços, bem como o compartilhamento de objetos pessoais, materiais didáticos e de escritório, devem ser evitados.