Polícia

Deic prende em Arapiraca líder de organização criminosa foragido da Bahia

Companheira dele também foi presa durante a operação

Por 7Segundos, com PC/AL 12/10/2020 11h11 - Atualizado em 12/10/2020 11h11
Deic prende em Arapiraca líder de organização criminosa foragido da Bahia
Policiais da Seção de Capturas, da Deic, fizeram prisão em Arapiraca - Foto: Assessoria PC - AL

A Divisão Especial de Investigações e Capturas (Deic), da Polícia Civil de Alagoas, coordenada pelo delegado Gustavo Henrique, desencadeou uma operação, em parceria com a Polícia Civil da Bahia, com objetivo de prender integrantes de uma Organização Criminosa (Orcrim) que atuavam naquele estado e estavam foragidos em Alagoas.

A operação ocorreu na cidade de Arapiraca, na última sexta-feira (09), e prendeu um casal. O homem, que é natural da cidade de Diadema (SP), tem 27 anos. Ela é natural de Bom Jesus da Lapa (BA) e tem 21 anos. Ambos foram detidos em cumprimento a mandados de prisão expedidos pela Justiça baiana. Ele também foi autuado em flagrante delito por uso de documento falso.

Há cerca de um mês a DEIC da Polícia Civil de Alagoas recebeu a informação de que o casal em questão estaria no município de Arapiraca, após o que a Assessoria Técnica de Inteligência da Especializada realizou diversas diligências, sempre em parceria com o Núcleo de Inteligência da 24ª COORPIN e Delegacia da cidade de Bom Jesus da Lapa (BA), resultando na localização do endereço deles.

Diante disso, durante todo o dia da sexta-feira (9), os agentes da Assessoria Técnica de Inteligência da DEIC (AL) fizeram vigilância no  local, porém acabaram descobrindo que o homem procurado estava internado no Hospital regional Nossa Senhora do Bom Bonselho, acompanhado pela esposa. Dessa forma, foram feitas diligências no Hospital, confirmando-se que o foragido realmente estava hospitalizado, mas receberia alta naquele mesmo dia, o que ocorreu por volta das 19h, momento que o casal foi preso, na saída da unidade hospitalar mencionada. Durante a abordagem policial constatou-se, ainda, que ele usava um documento de identificação falsificado, motivo pelo qual também foi preso em flagrante delito.

"De acordo com as investigações da Polícia Civil da Bahia, o indivíduo preso figura como o líder da Organização Criminosa (Orcrim)  denominada "BDZ - Bonde do Zoológico", ligada à facção "BDM - Bonde do Maluco (Tudo 3)", que domina as cidades de Bom Jesus da Lapa, Santa Maria da Vitória e outras na região Oeste da Bahia", disse Gustavo Henrique, diretor da Ddic da PC de Alagoas.

O delegado informou que foragido preso é apontado como mandante de diversos homicídios na cidade de Santa Maria da Vitória (BA) onde comandava o trafico de drogas, além de ter antecedentes criminais por roubo e porte ilegal de arma de fogo. "Já ela figura como uma das operadoras financeiras da Orcrim, realizando inclusive a compra de bens no intuito de lavar o dinheiro ilícito do grupo criminoso", detalhou a autoridade policial.

Após as capturas, o casal preso foi levado para a sede da Deic, em Maceió, onde os procedimentos foram confeccionados pelo delegado Cayo Rodrigues, e depois foram levados para o sistema prisional do estado, onde permanecem à disposição da Justiça.