Brasil

[Vídeo] Gôndolas de mercado atacadista caem em efeito dominó e matam uma pessoa

Os nomes das vítimas não foram divulgados

Por 7Segundos com Uol Notícias 03/10/2020 07h07 - Atualizado em 03/10/2020 07h07
[Vídeo] Gôndolas de mercado atacadista caem em efeito dominó e matam uma pessoa
Informações preliminares apontam que um acidente com uma empilhadeira provocou a queda de uma das gôndolas, causando um efeito dominó - Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão

A queda de gôndolas com produtos matou uma funcionária e deixou pelo menos outras quatro pessoas feridas no supermercado Mix Atacarejo, da Curva do 90, no bairro do Vinhais, em São Luís (MA), por volta das 20h dessa sexta-feira (2). Equipes do Corpo de Bombeiros e do Samu foram ao local. Entre as vítimas estão clientes do mercado atacadista. A morte da funcionária foi confirmada pelo coronel do Corpo de Bombeiros, Célio Roberto.

A última atualização do Corpo de Bombeiros, nesta madrugada (3), informou que foram resgatadas cinco pessoas, sendo uma vitima fatal e quatro com ferimentos leves. Os nomes das vítimas não foram divulgados. O governo do Maranhão disse que o comando do Corpo de Bombeiros fará a divulgação dos dados somente depois que todas as famílias forem informadas sobre a situação das vítimas. Ao final do resgate haverá um pronunciamento oficial, previsto para ocorrer ainda neste sábado (3).

As causas do acidente ainda estão sendo apuradas, pois há a suspeita de que um acidente com uma empilhadeira provocou a queda de uma das gôndolas, causando um efeito dominó, derrubando quase metade da linha de frente do supermercado. Mas também há relatos de que uma prateleira estaria balançando com o suposto excesso de peso e que um operador de empilhadeira teria tentado tirar um bloco de palete, sem tempo de evitar a tragédia.

Durante o resgate das vítimas, a energia elétrica foi cortada para evitar outros acidentes. O Corpo de Bombeiros informou que ocorreu um princípio de curto-circuito logo após a queda das gôndolas.

As equipes de resgate trabalham com iluminação manual. Um bombeiro pede para que, se houver vítima sob os escombros, que grite, e para que as pessoas que estão ajudando no resgate apontem as luzes dos celulares para o local de onde surgem os pedidos de socorro.

Por causa da escuridão e da quantidade de escombros, as equipes de resgate adotaram a tática de ouvir se telefones móveis estão tocando para chegar a possíveis vítimas que ainda não foram resgatadas.

Em uma rede social, o governador Flávio Dino (PCdoB) disse que determinou ao comandante do Corpo de Bombeiros dedicação integral ao acidente, visando a localização e socorro às vítimas.

O prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Junior (PDT), informou que foram enviadas ambulâncias do Samu para ajudar no socorro às vítimas. "Estamos com médicos e demais profissionais de prontidão em nossa unidades de urgência e emergência (Socorrão I e II, Hospital da Criança e Unidade 24h da Zona Rural) para receber os feridos", postou. O prefeito afirmou que a Secretaria Municipal de Saúde prestará o atendimento necessário.

O secretário Estadual de Saúde, Carlos Eduardo Lula, informou que as Upas (Unidade de Pronto Atendimento) e os hospitais de Traumatologia e Ortopedia, hospital de Cuidados Intensivos e o hospital Dr. Carlos Macieira estão de prontidão para atender as vítimas, "bem como quatro ambulâncias para somar aos veículos do Samu."

O secretário pediu que a população não entre em pânico e evite repassar notícias falsas, principalmente por meio de WhatsApp. "Por ora, apenas peço auxílio de todos para evitar mais pânico e fakenews, principalmente via WhatsApp. Assim que tiver informações mais precisas, informo aqui", disse Carlos Eduardo Lula, em publicação no Twitter.

O secretário adjunto Jonata Galvão, da secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular do Maranhão, informou que uma equipe formada por advogado, psicólogo e assistente social está no local dando suporte para as vítimas e familiares.

"Estamos muito preocupados com as vítimas diretas e também com os familiares. Tem pessoas chegando e relatando que tem parente desaparecido e estamos dando apoio. Enquanto tiver pessoas desaparecidas, estaremos aqui dando suporte", informou Galvão.

O Mix Atacarejo faz parte do grupo Mateus, que diz ser "a maior rede de supermercados do Brasil com capital 100% nacional." O grupo emprega cerca de 30 mil colaboradores. O grupo Mateus emitiu uma nota lamentando o ocorrido.

"O Grupo Mateus lamenta informar que na noite dessa sexta-feira, 2 de outubro, houve um acidente no Mix Atacarejo da Curva do 90 no bairro do Vinhais.

Imediatamente, todas as autoridades de segurança pública do estado foram acionadas e prontamente iniciaram o trabalho de apoio e, neste momento, realizam o resgate e o socorro dos feridos.

O Grupo Mateus reforça que, neste momento, o que importa é o resgate dos envolvidos no acidente, o apoio às vítimas e seus familiares. Para nós, a prioridade são as pessoas!"