Política

Indícios apontam que grupo de oposição é responsável por incêndio de trator em Major Izidoro

Prefeita pede rigorosa apuração da Secretaria de Segurança Pública

Por 7Segundos 02/10/2020 16h04
Indícios apontam que grupo de oposição é responsável por incêndio de trator em Major Izidoro
Criminosos ateiam fogo em trator em Major Izidoro - Foto: Reprodução Redes Sociais

Vídeos circulam nas redes sociais apontando uma série de indícios que indicam a suposta participação do grupo que faz oposição a atual gestão em Major Izidoro no incêndio de um trator no município. O crime ocorreu na madrugada do dia 27 de setembro e os autores ainda são desconhecidos.

As especulações fazem referência ao modos operandi do crime. Áudios comprovam que houve um desvio de percurso do trator, onde o tratorista foi induzido a passar a chave para uma pessoa desconhecida, que levou o veículo para uma propriedade particular pertencente a um vereador que faz parte do grupo de oposição, liderado pelo candidato Theobaldo Cintra (Progressistas).

Outro ponto dos indícios levantados que chama atenção foi o fato de o grupo de oposição tentar interferir para que o presidente da Associação Comunitária do Sítio Riachão dos Alexandres, Zé Doceiro, não registrasse um Boletim de Ocorrência (BO) sobre o crime, com a alegação de que outro trator novo seria entregue pela Codevasf à comunidade.

Ainda segundo os vídeos, um dos indícios mais fortes é sobre o envolvimento de um policial civil que também faz parte do grupo oposicionista. Ele supostamente teria interferido para que o BO fosse confeccionado no município de Batalha, onde ele tem suposta interferência profissional e política.

A prefeita do município, Santana Mariano (MDB), chegou a se posicionar publicamente sobre o assunto e pediu uma rigorosa apuração por parte da Secretaria de Segurança Pública de Alagoas (SSP). “Solicitei ao secretário Lima Júnior que tome as providências cabíveis. A secretaria enviou o delegado Valter Nascimento para conduzir as investigações”, disse.

Em vídeo que repercutiu nas redes sociais, Santana Mariano também fez questionamentos sobre os indícios que apontam para a suposta participação do grupo que faz oposição política à sua gestão. “Antes deles fazerem BO, o policial civil Jimmy Sarmento ligou para o vereador Nido Felix dizendo que não era mais necessário registrar o BO porque quem iria fazer o registro seria o tratorista, e que fosse feito esse BO por aqui [na região]”.

Também através de vídeo, uma lista com uma série de questionamentos foi espalhada nas redes sociais: “Por que momentos após o início do incêndio o policial civil foi o primeiro a chegar e gravou um vídeo acusando o grupo da prefeita, como ele soube tão rápido?”, “Em outro vídeo o mesmo policial afirma que o crime contra o patrimônio público no pórtico da cidade aconteceu pontualmente às 4h da manhã e narrou sobre os 13 disparos de arma de fogo. Como ele tem informações tão precisas se, supostamente, não estava lá?”.

Os questionamentos vão além e ainda apontam para o fato de ninguém saber a localização do trator que foi incendiado, a não ser o grupo liderado por Theobaldo Cintra.

Na Assembleia Legislativa Estadual (ALE), os deputados estaduais Paulo Dantas (MDB) e Bruno Toledo (PROS) também cobram a apuração dos crimes ocorridos em Major Izidoro e disseram que, atualmente, a população alagoana não aceita mais a postura de “coronelismo”, principalmente no Sertão.