Arapiraca

[Vídeo] Lixo descartado em terreno abandonado pela Prefeitura de Arapiraca pega fogo

Fogo começou por volta das 4h desta quarta-feira (30)

Por 7Segundos 30/09/2020 14h02 - Atualizado em 30/09/2020 14h02
[Vídeo] Lixo descartado em terreno abandonado pela Prefeitura de Arapiraca pega fogo
Local é conhecido como antigo Campão - Foto: Jânio Barbosa / 7Segundos

Os lixões a céu aberto se formam em várias localidades da cidade de Arapiraca, localizada na Região Metropolitana do Agreste de Alagoas. Um desses locais pegou fogo, na madrugada desta quarta-feira (30), na rua Santa Teresa, no bairro Baixa Grande. Os morados acordaram sufocados com a fumaça. O terreno é de propriedade da Prefeitura de Arapiraca.

Ainda não se sabe as causas do incêndio. A gestão municipal enviou carros-pipas para controlar o fogo, e também a grande quantidade de fumaça que se alastrou na região. 

Antigamente funcionava um campo de várzea no local, onde moradores jogavam futebol, o local era conhecido como Campão, e a própria Prefeitura retirou as traves. Hoje o local está abandonado e virou ponto de descarte irregular de lixo, que é crime.

"Esse problema tem muito tempo, há anos, cada dia que passa tá pior, até cavalo já colocaram aí, tem crianças aqui, idosos. Sem contar que as nossas casas estão sendo invadidas por bichos, ratos, baratas. A gente quer que or órgãos competentes tomem uma providência, e acab com isso. Que faça uma área de lazer. A gente não merece passar por isso e nem morarem frente a um lixão", disse indignada a moradora Claudete da Silva.

A redação do 7Segundos entrou em contato com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Arapiraca que informou que "a Prefeitura de Arapiraca através da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, informa que vai enviar uma equipe para limpeza do local na próxima semana, visto que no momento as equipes estão realizando mutirão no bairro Nova Esperança".

Disse ainda que "vale lembrar que a Prefeitura realiza a limpeza desse local no bairro Baixa Grande periodicamente, mas, infelizmente, parte da população insiste em descartar resíduos sólidos de forma irregular, mesmo existindo os Ecopontos para receber esse material e um deles fica próximo do local citado, no bairro Cavaco. É importante que todos colaborem para manter a cidade limpa'.