Eleições

'Foguinho do Arrocha', 'Magal Legal' e 'Swing Paraguai': veja outros nomes curiosos que estarão nas urnas de Arapiraca

Candidatos apostam em apelidos para se fixarem na cabeça dos eleitores

Por 7Segundos 29/09/2020 17h05 - Atualizado em 29/09/2020 18h06
'Foguinho do Arrocha', 'Magal Legal' e 'Swing Paraguai': veja outros nomes curiosos que estarão nas urnas de Arapiraca
Urna eletrônica - Foto: Reprodução/Internet

Em eleições, vale tudo - dentro dos limites legais - para conquistar o eleitor e levando em consideração que em Arapiraca são 355 candidatos disputando 19 vagas na Câmara de Vereadores, alguns decidiram apostar em apelidos curiosos, nomes inusitados ou agregam a profissão que exercem ao nome para chamarem a atenção e serem lembrados nas urnas.

Segundo a Justiça Eleitoral, o candidato tem liberdade para escolher como será identificado nas urnas, desde que o nome tenha, no máximo, 30 caracteres e que a designação não atente contra o pudor e não seja ridículo ou irreverente. É exigido também que o nome não pode estabelecer dúvida em relação à identidade do candidato.

Dentro dessas limitações, vários dos candidatos escolheram para as urnas os nomes pelos quais são mais conhecidos, como é o caso de Bem Te Vi, que se chama Neilton Ferreira Nunes (DEM); Foguinho do Arrocha, que foi o nome escolhdo por Nildo José Henrique os Santos (PT); ou Swing Paraguai, cujo nome real é Welton Pedro da Silve (Avante).


Mas esses não são os únicos nomes curiosos que aparece nas urnas e que pouco tem a ver com os nomes reais dos candidatos. O candidato a vereador Ailton dos Santos (PSC) escolheu Palhaço Paf como nome de urna; José Severino dos Santos (DEM), que preferiu registrar o apelido Índio; Carlos André da Silva Pinto (PSL), que prefere ser chamado de O Árbitro; assim como José Barbosa Neto (PSC), o Parreirinha; Edielze Pereira Lima (PSOL), o Rosinha do Ônibus; e Eufrásio Pedro Paulino (MDB), mais conhecido como Xereta.


Se em vez de digitar o número do candidato, os eleitores tivessem que colocar o nome na urna, poderiam se confundir com a semelhança entre alguns deles. É o caso da Cida Costureira (PSC), a Cida do Bolo (PSL), a Cida Enfermeira (PP) e a Cida Bento (MDB), que escolheu um apelido mais aproximado do nome, que é Maria Aparecida Bento de Barros. 


O mesmo acontece com o nome João: são quatro candidatos que começam com este nome, entre eles o ex-vereador João dos Santos (Republicanos). Há também João Bruno (PMN), João do Flau (PSOL), João Uber (Solidariedade) e, de quebra ainda tem o Joãozinho Braúna (PT).


Outros candidatos agregam títulos, profissão, local de trabalho ou causa social como nome de urna, com o objdetivo de serem mais facilmene lembrados. Neste grupo estão Caju Gari (Avante), Edmilson do Gás (PV), Elaine Protetora dos Animais (Avante), Genildo das Chaves (PSL), Gileno Gari (PV), Karla da Tapioca (Avante), Manoel do Espetinho (Avante), Rosalvo Caicó (PT) e Yamar Produções (PROS), entre outros.