Eleições

Após 15 mandatos como presidente do MDB/Arapiraca, José de Macedo se despede do partido

Líder político não cita polêmica e e afirma que sai

Por 7Segundos 29/09/2020 13h01 - Atualizado em 29/09/2020 13h01
Após 15 mandatos como presidente do MDB/Arapiraca, José de Macedo se despede do partido
José de Macedo deixa presidência do MDB/Arapiraca após 15 mandatos - Foto: Arquivo

Com uma bagagem de 40 anos na política e 15 mandatos à frente do diretório do MDB em Arapiraca, José de Macedo usou as redes sociais para de despedir do cargo após a dissolução do diretório por decisão da executiva estadual do partido.

"Me despeço da presidência do MDB com a cabeça erguida. A minha história política, tenho plena consciência que jamais será esquecida", declarou em suas redes sociais, ainda na segunda-feira (28).

Macedo se viu no meio do fogo cruzado, quando Luciano Barbosa decidiu lançar seu nome à candidatura majoritária, contrariando os interesses do senador Renan Calheiros. Em apoio ao vice-governador, presidiu a convenção em que a chapa formada por ele e pela irmã do deputado estadual emedebista, Ricardo Nezinho, Rute Nezinho (PL) e ainda uma chapa completa de candidatos a vereador, incluindo parlamentares de mandato e ex-vereadores, com grandes chances de formar uma grande bancada na próxima legislatura.

Com a dissolução do diretório municipal, a Executiva estadual tenta tornar inválida a chapa que consta na ata assinada por José de Macedo, em detrimento da convenção realizada um dia depois pelo diretório estadual em Arapiraca, em que os filiados se recusaram a votar e que foi encerrada com a declaração de que o MDB não teria candidaturas proporcionais ou majoritária no município. Ainda assim, Luciano Barbosa e os candidatos a vereador protocolaram o registro de candidatura - e assim como todos os outros candidatos do município - aguardam deferimento da candidatura pela Justiça Eleitoral.

José de Macedo, no entanto, não menciona a polêmica que fez com que ele tivesse uma saída do partido que não considera "honrosa", e classificou como "muito forte" a chapa proporcional organizada por ele para a eleição de novembro. "Nesse meu último mandato em especial fiz uma chapa de pré-candidatos a vereador muito forte, com ótimos nomes, pessoas que realmente querem a mudança em nossa cidade. Fiz de tudo para que nossa Arapiraca possa voltar a sorrir. Não me arrependo e desejo sucesso a cada um, também espero um retorno ao menos com contribuições para nossa Estrela Radiosa", afirmou.

Leia a mensagem de José de Macedo na íntegra:


Me despeço da presidência do MDB com a cabeça erguida, minha história política tenho plena consciência que jamais será esquecida.

Recebo a notícia de que não pertenço mais a presidência do MDB, por apenas pensar no bem de Arapiraca. Mas durante todos esses 15 mandatos, tenho plena convicção que exerci meus trabalhos de forma honrosa e com muita credibilidade.

Nesse meu último mandato em especial fiz uma chapa de pré-candidatos a vereador muito forte, com ótimos nomes, pessoas que realmente querem a mudança em nossa cidade. Fiz de tudo para que Nossa Arapiraca possa voltar a sorrir, não me arrependo, e desejo sucesso a cada um, também espero um retorno ao menos com contribuições para nossa Estrela Radiosa.

Ainda é difícil de aceitar, porém tenho Deus ao meu lado e toda minha família que me ama.
Construí grandes amizades, aprendi muito nesses meus quase 50 anos de vida pública.
Confesso que queria terminar minha trajetória de forma gloriosa, acredito que merecia. Porém prefiro lembrar de todos os momentos bons e das vitórias. Através do MDB consegui ajudar meu povo, de forma especial o de Arapiraca.

Acredito fielmente que sou respeitado por onde passo. Tenho caráter e respeito por qualquer pessoa. Não me limito em falar tudo que construí de muito positivo dentro da política, sempre de forma exemplar e leal em qualquer cargo que exerci, e continuarei assim em qualquer outro que exercer. Minha força política ainda prevalece, contudo é uma força democrática e fiel aos princípios que acredito.

Ser um bom líder é fazer pessoas comuns construírem grandiosidades que jamais acreditariam conseguir.
É ter caráter para não se vender, mas reconhecer com propriedade o seu valor.
É ter discernimento para entender a hora de entrar, sair, falar e silenciar.
É ter honestidade para entender que não se pode fazer algo pela metade, ou se doa por completo, ou nem entra no jogo.

A luta não para!