Arapiraca

Bombeiros são acionados para três ocorrências com abelhas num intervalo de 20min em Arapiraca

Contensão dos insetos foi realizada sem feridos

Por 7Segundos 29/09/2020 07h07
Bombeiros são acionados para três ocorrências com abelhas num intervalo de 20min em Arapiraca
Abelhas - Foto: Reprodução / Internet

O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas, CBM/AL, foram acionados para três ocorrências com abelhas, na noite desta segunda-feira (28), em Arapiraca, região metropolitana do Agreste de Alagoas. Os chamados aconteceram em um intervalo de menos de 20 minutos, os militares atuaram na contensão e não houve feridos.

No bairro Novo Horizonte, por volta das 22h54, os Bombeiros foram acionados para conter abelhas que estavam em cima do carro da solicitante, na rua Rua Presidente Tancredo Neves.

No bairro Senador Nilo Coelho, por volta das 23h10, os Bombeiros foram acionados para conter abelhas que estavam no muro interno de uma residência, no Loteamento Vale do Sol.

Já no bairro Bom Sucesso, por volta das 23h13, os Bombeiros foram acionados para conter abelhas que estavam na cerca de uma residência, no Residencial Jardim das Algarobas, na Avenida Pio XII.

As três ocorrências foram realizadas com sucesso, sem intercorrências.

Problemas relacionados as abelhas 

Comuns em nosso cotidiano, as abelhas podem representar muito mais perigo do que se imagina. Um ataque desse inseto pode ser fatal e, em casos raros, o indivíduo hipersensível pode morrer em virtude de uma única ferroada. As reações tóxicas locais estão associadas à dor, inchaço e coloração avermelhada da pele. Em casos de múltiplas picadas, podem ocorrer manifestações sistêmicas, devido à grande quantidade de veneno inoculado.

De acordo com a Prof.ª Dra. Sandra Regina S. Sprovieri, coordenadora da disciplina de Emergências em Clínica Médica da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, as manifestações causadas pela picada podem ser de naturezas tóxicas e alérgicas. Até a chegada ao atendimento médico, após ser picado, é recomendado que o indivíduo alérgico deve aplicar uma compressa de água fria ou gelo e usar analgésico para aliviar a dor. A pessoa deve permanecer calma, evitando movimentos bruscos e excessivos. Também é necessário retirar o ferrão cravado na pele e lavar o local com sabão e água corrente.