Justiça

Presidente do TJAL discute com juízes ações na área de conciliação

Foram discutidos detalhes da organização da Semana Nacional da Conciliação em Alagoas, que este ano acontecerá entre 30 de novembro e 4 de dezembro

Por 7Segundos com TJAL 29/09/2020 06h06 - Atualizado em 29/09/2020 06h06
Presidente do TJAL discute com juízes ações na área de conciliação
Reunião do presidente Tutmés Airan com o Nupemec ocorreu virtualmente. - Foto: Divulgação

O presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), Tutmés Airan, realizou reunião com os juízes integrantes do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), virtualmente, nesta segunda-feira (28). Foram discutidos detalhes da organização da Semana Nacional da Conciliação em Alagoas. O evento é promovido pelo Conselho Nacional de Justiça e este ano acontecerá entre 30 de novembro e 4 de dezembro. O judiciário alagoano estuda a viabilidade de fazer parte das audiências de forma virtual.

Outro assunto foi o lançamento do aplicativo iAcordo na Justiça alagoana, cuja data está sendo definida, mas ocorrerá nos próximos dias. No último dia 18, o Tribunal formalizou parceria com a empresa desenvolvedora do app. Além de mediadores e conciliadores, as audiências virtuais poderão ser conduzidas por oficiais de Justiça.

Também está prevista para este ano a inauguração de um Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) dentro da Procuradora Geral do Estado, voltado a acordos na área da fazenda estadual.

Ao fazer uma avaliação do trabalho do Nupemec, o desembargador agradeceu aos magistrados integrantes do órgão pelo empenho. "Eu acho que o Nupemec está numa pegada muito boa, numa gestão excelente, um crescimento espetacular, e tem tudo para continuar assim. Tenho muito orgulho do trabalho de vocês, muito obrigado pelo empenho, pela luta, pelas ideias e a capacidade de transformas as ideias em realidade".

Além do juiz José Miranda Júnior, coordenador-geral do Nupemec, participaram da reunião os magistrados Leandro Folly, Geneir Marques, Luciana Sampaio, Lívia Melo, André Parízio, Maysa Cesário, Bruno Acioli e Juliana Batistela.

Também participou a servidora Moacyra Rocha, supervisora do Nupemec, e a coordenadora do Núcleo de Prática Jurídicas da Universidade Tiradentes, Rita Regis.