Saúde

Samu Arapiraca comemora 14 anos com mais de 250 mil atendimentos

A data foi marcada com uma série de atividades, com direito a bolo de aniversário e sorteio de brindes

Por 7Segundos com Assessoria 25/09/2020 16h04
Samu Arapiraca comemora 14 anos com mais de 250 mil atendimentos
O cantor Edu Lima animou a festa, que contou com a presença do gerente do Samu Arapiraca, Lucas Acioly - Foto: Assessoria

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência Arapiraca completou, nesta sexta-feira (25), seus 14 anos de implantação em Arapiraca, na Região Metropolitana do Agreste de Alagoas. Ao longo desse anos, as equipes de socorristas realizaram 254.003 atendimentos. A data foi marcada com uma série de atividades, com direito a bolo de aniversário e sorteio de brindes.

O cantor Edu Lima animou a festa, que contou com a presença do gerente do Samu Arapiraca, Lucas Acioly.  "Os números mostram a importância do serviço para a população. Traçamos um planejamento para este ano, mas a pandemia da Covid-19 adiou algumas ações, que serão implantadas no ano que vem, com o apoio do governo e da Secretaria de Estado da Saúde", afirmou Lucas Acioly, que aproveitou o momento para destacar o compromisso de cada servidor do Samu Arapiraca.

A enfermeira Nelva Rúbia lembrou do primeiro dia de atividades, no ano de 2006, salientando as dificuldades iniciais das equipes. "Sou muito feliz em fazer parte desta família. Muita gente nova está chegando para contribuir e ajudar a continuar salvando muitas vidas em toda nossa região", destacou.

O Samu Arapiraca começou as atividades em 25 de setembro de 2006 e foi habilitado pelo Ministério da Saúde, por meio da publicação da Portaria de nº 2.930, de 20 de novembro de 2006.

A estrutura de atendimento conta com 28 ambulâncias, sendo 22 unidades básicas e seis unidades de suporte avançado (USA) nas 19 bases descentralizadas pertencentes à Central de Arapiraca, nas cidades de Penedo, Ouro Branco, Delmiro Gouveia, Pão de Açúcar, Santana do Ipanema, Palmeira dos Índios, Cacimbinhas, Maribondo, Porto Real do Colégio, Campo Alegre, Mata Grande, Girau do Ponciano, São Sebastião, São José da Tapera, Inhapi, Piranhas, Olho d´Água do Casado, Batalha e Traipu.