Justiça

[Vídeo] Promotor afirma que vai apresentar denúncia contra militar aposentado que atirou em crianças no Sertão

Sargento da reserva, Jorge Vieira Ramos, 55, chegou a dar entrevista para justificar disparos

Por 7Segundos 25/09/2020 14h02
[Vídeo] Promotor afirma que vai apresentar denúncia contra militar aposentado que atirou em crianças no Sertão
Promotor Fábio Bastos confirmou que o MP vai oferecer denúncia contra militar aposentado que atirou em crianças - Foto: cortesia

O promotor de Senador Rui Palmeira, Fábio Bastos, confirmou nesta sexta-feira (25) que o Ministério Público deve oferecer denúncia contra o sargento da Polícia Militar da reserva acusado de deflagrar disparos de arma de fogo contra três crianças no último dia 10 de setembro. As vítimas, com idades de 10, 11 e 13 anos conseguiram sobreviver ao atentado.

"Saltam aos olhos as circunstâncias em que o crime foi praticado, figurando como vítimas três menores indefesos. Presentes a autoria e materialidade do crime, o Ministério Público oferecerá denúncia e acompanhará o caso até o final, visando a condenação de quem praticou tamanha barbaridade contra esses menores indefesos", afirmou Fábio Bastos, no vídeo abaixo.


Os meninos estavam na calçada, na frente da casa de uma vizinha na rua Divaldo Suruagy, jogando no celular, quando foram deflagrados disparos de arma de fogo na direção deles. O trio tentou correr, mas o menino de 13 anos foi atingido no abdome e precisou ser submetido a uma cirurgia no Hospital Clodolfo Rodrigues em Santana do Ipanema. As outras duas crianças foram atingidas nas pernas e tiveram alta no dia seguinte.

Conforme a versão de familiares das crianças, os tiros teriam partido do sargento da Polícia Militar aposentado Jorge Vieira Ramos, 55, como foi divulgado pela imprensa local nos dias posteriores ao ocorrido. Parentes afirmam que o acusado teria passado pelas crianças de carro, em seguida deu ré, efetuou os disparos e fugiu. A motivação, segundo informações não oficiais, são de que as crianças teriam mexido no carro do acusado.

Versão

Dois dias após o crime, o acusado concedeu uma entrevista para o site Alagoas na Net em que admitiu ter sido o autor dos disparos, mas negou ter a intenção de ferir ou matar as crianças.

"Fui atacado por dois homens e um deles atirou contra mim. Daí passei a persegui-lo e chegando na rua onde estavam as crianças, atirei. Estava muito escuro e eu não as vi", afirmou o militar aposentado. "Não deveria ter atirado a esmo. Sei as consequências disso e não estou fugindo da responsabilidade", completou o policial militar, que neste dia afirmou que iria se apresentar à Polícia Civil para responder pelo crime.

O sargento foi preso na tarde de quinta-feira (24), após a Justiça expedir mandado de prisão temporária. Segundo o promotor Fábio Bastos, o Ministério Público emitiu parecer favorável ao mandado de prisão por classificar que o acusado, em liberdade, poderia atrapalhar o andamento das investigações.

O militar aposentado estava em uma chácara de sua propriedade, no município de Água das Flores, quando recebeu voz de prisão do delegado de São José da Tapera, Emanuel Davi. . Ele não ofereceu resistência e foi conduzido para o Cisp. Lá, ele foi ouvido e, de acordo com o delegado, contou uma versão do crime diferente da apresentada por ele na entrevista.

Para a polícia, o sargento teria afirmado ter visto três suspeitos perto do carro dele e que teria havido um disparo na sua direção. "Então ele teria revidado com três tiros e disse que não viu que tinha atingido as crianças que estavam na calçada", afirmou Emanuel Davi.

Após ser ouvido no Cisp de Tapera, o militar aposentado foi transferido para o presídio militar, em Maceió.