Mundo

Avião roubado no México cai na Guatemala depois de voo irregular à Venezuela

Policiais e militares da Guatemala analisam local da queda

Por CNN 24/09/2020 11h11 - Atualizado em 24/09/2020 12h12
Avião roubado no México cai na Guatemala depois de voo irregular à Venezuela
Avião roubado no México cai na Guatemala depois de voo irregular à Venezuela - Foto: Reprodução- Ministério Público da Guatemala

Um jato executivo que foi roubado no México caiu em uma área de selva na Guatemala, na quarta-feira (23) perto de uma pista de pouso clandestina depois de fazer uma viagem misteriosa à Venezuela. Duas pessoas morreram no acidente.

Em nota, os militares guatemaltecos confirmaram a queda do jato bimotor Hawker 800 em uma área montanhosa da região de Alta Verapaz, mas disseram que os corpos ainda não foram identificados.


Em meio aos destroços, foram encontrados, 3 quilos de cocaína, divididos em três pacotes, além de armas não especificadas.

O jato decolou do aeroporto de Cuernavaca, localizado a cerca de 72 km ao sul da Cidade do México, por volta do meio-dia de terça-feira, sem autorização ou plano de voo, e pousou no aeroporto de Zulia no noroeste da Venezuela, perto da fronteira com a Colômbia, várias horas depois disseram os militares da Guatemala.

Pouco depois, decolou para a Guatemala, onde caiu pouco depois das 20h (23h, em Brasília) da quarta-feira.

O roubo do jato, que pode levar até oito passageiros, foi relatado por autoridades locais e federais na terça-feira no México.

Segundo Pablo Ojeda, funcionário do alto escalão do governo estadual, três homens entraram no aeroporto de Cuernavaca, dois dos quais alegando ser mecânicos, para embarcar no avião para um vôo de teste.

Depois de encher o tanque de combustível da aeronave, os dois decolaram sem permissão, disse Ojeda, acrescentando que os proprietários do jato ainda não haviam feito uma queixa formal de roubo.

O Ministério dos Transportes e a Procuradoria-Geral do México confirmaram que o jato roubado em Cuernavaca era compatível com o que havia caído na Guatemala. O ministério acrescentou que iniciará uma investigação sobre o caso.